31/05/2021

Como surgiram os primeiros sites no mundo?

Mac-459196_1920

A internet atualmente faz parte do nosso dia a dia. Mas, você sabe como surgiram os primeiros sites no mundo? 

Internet atualmente significa rápida divulgação de informações, redes sociais, além de todo comércio online. Com lojas com catálogo online, é possível adquirir os mais variados produtos, vindos de qualquer lugar do planeta. 

Dessa forma, os sites atualmente apresentam grande evolução de design e também de programação, permitindo que se assistam vídeos e observem imagens. 

Mas, antigamente, era tudo bem diferente. Era só um amontoado de textos, sem imagens ou qualquer preocupação com o desenho e o melhor entendimento de quem acessava o conteúdo. 

Se você não tem ideia como surgiram os primeiros sites e como começou tudo na internet, até atingir o patamar que estamos atualmente, então confira! 

  1. Como surgiu o primeiro site no mundo? 

A criação da internet, conforme ela é hoje, deve-se muito a um cientista britânico denominado Tim Bernes-Lee. A página foi batizada como The Project e disponibiliza as informações necessárias para criação de uma página, referências e os contatos do pessoal envolvido no projeto. 

Assim, iniciou-se o primeiro site no mundo. 

Inclusive, o site está ativo até hoje e você pode visitá-lo nesse endereço: info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html

Mas, antes que Tim Bernes-Lee criasse o primeiro site do mundo, em homenagem ao Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, vamos entender como a internet surgiu. 

  1. O surgimento da internet 

Para entendermos como surgiu a internet, vamos voltar para os Estados Unidos, em 1969. Nesse ano, surgiu a Arpanet, sigla que significa Advanced Research Project Agency Network, ligada ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos. 

Ou seja, a princípio, a internet era uma rede de comunicação entre departamentos. Mas, o protocolo de comunicação, TCP/IP, que é utilizado até hoje, já era utilizado na época. 

Assim, a internet surgiu como “interconnected network”, restrita primeiro a áreas acadêmicas e depois para áreas militares, mas ainda distante dos civis. Só em 1987 que isso foi liberado aos civis. 

Enquanto isso, começaram a surgir empresas que forneciam o acesso. E em 1992, surgia a World Wide Web (www), que muitas pessoas acreditam, erroneamente, que World Wide Web seja sinônimo de internet. Mas não é. 

Na verdade, World Wide Web é um sistema que permite utilizar hipermídia para ser executado na internet. 

Ela surgiu ainda na época da Guerra Fria, para que os comandos militares pudessem ter informações trocadas, sem risco. Principalmente, para que as informações militares fossem mantidas, caso o Pentágono fosse atacado. 

  1. O desenvolvimento da internet como ela é hoje 

No Brasil, o primeiro site surgiu em 1991 e assim como na Europa, o primeiro site brasileiro também foi ligado à pesquisa. 

Foi a Rede Nacional de Pesquisa, ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, cujo objetivo era o desenvolvimento científico. 

Mas foi somente em 1995 que foi possível a exploração comercial da internet. Isso foi resultado de uma ação conjunta do Ministério das Telecomunicações com o Ministério da Ciência e Tecnologia. 

Após a criação dos primeiros sites no mundo, a internet foi galgando andares e os hiperlinks e mídias começaram a fazer parte dos sites. 

Assim, atualmente, empresas responsáveis por criar sites conseguem deixar os sites rápidos e bastante agradáveis aos usuários.

  1. Dados da internet pelo mundo e no Brasil 

Atualmente, acredita-se que haja 4,66 bilhões de usuários da internet em todo o planeta. Só no Brasil, 3 em cada 4 pessoas acessam a internet, o que representa 134 milhões de pessoas em território brasileiro. 

Sabe-se que há 5,22 bilhões de dispositivos móveis que acessam a internet por usuários, ou seja, há usuários com mais de um dispositivo móvel com acesso à internet. 

Outro dado interessante é que se a população mundial é de 7,8 bilhões de habitantes, é possível afirmar que mais da metade da população em todo mundo acessa a internet. 

No Brasil, as redes sociais são as campeãs de acesso. Se antigamente só existia o Facebook, atualmente a rede inicial de Mark Zuckerberg perdeu espaço para o Whatsapp e o Instagram, embora todos pertençam à mesma companhia de Zuckerberg atualmente. 

Assim, no Brasil, apenas 26% da população permanece sem acesso à internet. 

Dentre os dispositivos utilizados para o acesso à internet, os smartphones aparecem em primeiro lugar, confirmando a tendência do mobile first, ou seja, quando há criação de sites, deve-se pensar primeiramente no acesso por um smartphone e não por um desktop

Agora com a pandemia, o acesso de cursos online e aulas por brasileiros cresceu, sendo essas plataformas bastante desenvolvidas, para garantir a qualidade das aulas e dos cursos. 

  1. Conclusão 

Com o surgimento do primeiro site do mundo, The Project, devido a um pesquisador britânico, a internet passou de uma rede de comunicação entre acadêmicos e militares, para a exploração comercial. 

Dessa forma, mudou totalmente o mercado que, atualmente, tem grande movimentação e negócios feitos online. 


 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×