Concursos públicos: O que esperar em 2017?

O cenário político e econômico em 2016 não foi nada favorável para quem estuda para concursos públicos. Com a aprovação da PEC que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos, cogitou-se um longo período de escassez de editais e chegou a se falar até mesmo em fim dos concursos.
Nesse contexto, muitos candidatos se sentiram desanimados e pessimistas quanto ao futuro. Alguns chegaram a desistir dos estudos para concursos para tentar um emprego em outra área. Mas será que todo esse pessimismo se justifica ou 2017 pode ser um ano melhor?
Em relação ao próximo ano, quem estuda para concursos públicos deve ter em mente que o país já passou por diversas outras crises e os concursos sempre continuaram. E, desta vez, não será diferente.
O serviço público não pode parar e depende da nomeação de servidores para ser prestado de forma satisfatória. E, em 2017, mesmo com escassez de recursos, a perspectiva é que haja uma melhora na área de concursos públicos.
Tanto é que o Projeto de Lei Orçamentária de 2017 assegura recursos para a realização de grandes concursos como IBGE (82 mil vagas), Receita Federal, Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais Regionais Federais e outros.
Além disso, com a iminente aprovação da Reforma da Previdência, a tendência é que haja um elevado número de aposentadorias de servidores receosos com as mudanças. E essas vagas terão que ser respostas por meio de concursos públicos.
Dessa forma, para o próximo ano é preciso manter a motivação e ter a certeza de que oportunidades não irão faltar. E só quem persistir nos estudos é que terá condições de aproveitá-las e de assegurar o tão sonhado cargo público.