22/09/2014

Confira a agenda científica de 20 a 26 de setembro

Empreendedorismo, sustentabilidade, astronomia, agricultura, biologia, smart grids e inovação são temas de atividades da semana

 

Até este sábado (20), é realizado, na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé (AM), o seminário Empretec. A iniciativa é uma parceria entre a Incubadora Mamirauá e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e visa promover o desenvolvimento do comportamento empreendedor e a melhoria do desempenho empresarial dos alunos.

Um dos objetivos da incubadora de empresas de base tecnológica, recentemente inaugurada, é incentivar e fortalecer o potencial de inovação no interior do Amazonas. Participam do seminário 15 alunos, entre empresários do município e interessados em iniciar um negócio na região.

As atividades são focadas na metodologia vivencial, envolvendo os participantes em jogos de negócios, dinâmicas e situações reais de empreendedorismo, além da apresentação de uma base conceitual. Leia mais.

Sustentabilidade

Pós-graduandos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)  promovem, na sexta-feira (26), um seminário sobre população, ambiente, espaço e sustentabilidade.

Temas interdisciplinares como os processos de urbanização e a dinâmica do uso da terra na Amazônia, as mudanças socioambientais e a saúde da população serão discutidos no encontro.

Denominado 4º Seminário da Linha de Pesquisa em População, Ambiente, Espaço e Sustentabilidade: Diálogos Transversais Nepo–Inpe, o evento será realizado na Unicamp e interessados podem solicitar inscrições até este sábado. Saiba mais.

Astronomia

"Um grande salto para a humanidade" será o tema da 22ª Semana de Astronomia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), evento que ocorre até domingo (21), no Rio de Janeiro, e celebra os 45 anos da missão Apollo 11. Nesta edição, o visitante poderá conhecer mais sobre o legado científico astronômico, desde o uso do quadrante para a medição do tempo às grandes missões espaciais.

No sábado, tem AstroMania com a oficina de planisfério Lunar. No auditório do prédio sede, a astrônoma do Mast Patrícia Figueiró Spinelli apresenta "As grandes missões espaciais". A palestra fala dos avanços tecnológicos, que viabilizaram o ingresso do homem ao espaço. Depois, todos os presentes serão convidados a participar do Programa de Observação do Céu. Confira a programação.

Cerrado

No domingo (21) também termina a Feira do Cerrado, instalada nos jardins do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF). Com entrada gratuita, a feira mantém à venda peças artesanais, óleos naturais, alimentos e uma outros produtos podem ser encontrados.

Inaugurada no Dia Nacional do Cerrado, a iniciativa é parte da programação da exposição Cerrado – Uma Janela para o Planeta, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília e a Universidade de Brasília (UnB).

Semiárido

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) realizam, de segunda (22) a quinta-feira (25), a 3ª Oficina de Formação do Projeto de Pesquisa Sistemas Agrícolas Familiares Resilientes a Eventos Ambientais Extremos no Contexto do Semiárido Brasileiro: Alternativas para Enfrentamento aos Processos de Desertificação e Mudanças Climáticas.

atividade acontecerá em Campina Grande (PB) e reunirá dez pesquisadores que atuam na região, além de representantes de instituições parceiras da pesquisa. A pesquisa tem a parceria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

A programação inclui práticas de campo, em visitas ao território da Borborema.

Intercâmbio

Na segunda-feira (22), serão apresentadas, no Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG/MCTI), em Belém, oportunidades de intercâmbio com a Universidade de Oslo (UIO), na Noruega. A exposição será realizada pelo coordenador do projeto Biodiversity Research Consortium Brazil-Norway (BRC), Torkjell Leira, e o público-alvo da palestra são os mestrandos dos programas de pós-graduação do MPEG.

O evento terá a presença de três estudantes paraenses que compartilharão suas experiências como intercambistas, durante a última temporada, na Universidade de Oslo.

Além do MPEG, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) receberão apresentações do projeto, na terça-feira (23).

Saiba mais.

Cristalografia

O Brasil sediará reunião para celebrar o Ano da Cristalografia. O evento Latin American Summit Meeting on Biological Crystallography and Complementary Methods (Reunião de Cúpula Latino-Americana sobre Cristalografia Biológica e Métodos Complementares, em tradução livre) será realizado, entre segunda (22) e quarta-feira (24), no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

A área do conhecimento investiga principalmente cristais de proteínas para compreender processos biológicos, desvendar o desenvolvimento de doenças e, também, desenvolver novas terapias e fármacos.

A palestra de abertura será feita por pela ganhadora do Prêmio Nobel de Química de 2009, Ada Yonath. A palestrante também participará do Workshop on Thermodynamics, Disequilibrium and Evolution (TDE 2014), na área de astrobiologia, que acontecerá de quarta a sexta-feira (26), no campus do CNPEM.  Organizado pela primeira vez no Brasil, o evento conta com parceria com o Instituto de Astrobiologia da Nasa.

Gravitação experimental

Na terça, o Ciclo Colóquios do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI) apresenta a palestra "Gravitational wave detection: what is new", com o pesquisador Odylio Denys de Aguiar.

O convidado é doutor em física pela Louisiana State University System, pesquisador titular do Inpe e pesquisador colaborador da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de física, com ênfase em relatividade e gravitação experimental.

A programação do ciclo do CBPF é semanal, aberta e franqueada ao público. Saiba mais.

Biologia

O ciclo de seminários em Biologia Evolutiva e Ecologia (BEE) do Museu Paraense Emílio Goeldi apresenta, na quinta-feira (25), a palestra "Conservação das aves em paisagens antropogênicas amazônicas", a ser ministrada pelo pesquisador Alexander Lees.

Com programação gratuita e aberta ao público, o ciclo acontece durante todo o ano de 2014, sempre no auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do MPEG, em Terra Firme, em Belém (PA).

Redes elétricas inteligentes

Os Institutos Lactec realizam na quinta e na sexta, em Curitiba, o segundo Seminário de Tecnologia e Desenvolvimento para Smart Grid. O seminário proporá uma abordagem técnica e prática, colocando em discussão o cenário global, as ferramentas tecnológicas disponíveis, projetos pilotos e experiências internacionais.

O evento é voltado para profissionais do setor elétrico, da área de telecomunicações e computação, discentes e docentes de cursos de engenharia elétrica, cientistas de sistema de potência e especialistas do setor produtivo.

Para mais informações sobre o curso acesse o site do seminário.

Rochas ornamentais

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) lança na abertura da Cachoeiro Stone Fair, na sexta, o livro Tecnologia de Rochas Ornamentais: Pesquisa, Lavra e Beneficiamento.

Composto de 11 capítulos de autoria de pesquisadores da unidade e colaboradores externos, a publicação apresenta o estado da arte do desenvolvimento tecnológico aplicável ao setor.

O material reúne soluções tecnológicas inovadoras, com o intuito de melhorar o desempenho técnico, econômico e socioambiental das empresas do setor, como forma de promover o uso sustentável dos recursos minerais brasileiros. 

Inovação

A Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Aintec), por meio da Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica (Intuel), abriu o processo seletivo para projetos de empresas inovadoras. As inscrições poderão ser feitas até sexta.

Serão aceitos empreendimentos de base tecnológica com claras características inovadoras, alto potencial de mercado e cujo valor agregado advém de tecnologia avançada.

Os projetos podem estar inseridos nos seguintes setores: tecnologia da informação e comunicação; biotecnologia; química fina; mecânica de precisão; e novos materiais. Serão selecionados até cinco projetos na modalidade pré-incubação.

Os interessados poderão se inscrever e conhecer mais sobre a incubadora pelosite.

Luz síncrotron

Vai até o dia 30 o período para submissão de propostas para o uso das instalações abertas do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) em 2015. Os interessados poderão enviar suas proposições para utilizar as instalações no próximo semestre.

O LNLS é um dos laboratórios nacionais abertos a usuários pertencentes ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). É responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina, aberta ao uso das comunidades acadêmica e industrial.

O síncrotron brasileiro tem hoje 18 estações experimentais – chamadas linhas de luz –, voltadas ao estudo de materiais orgânicos e inorgânicos por meio de técnicas que empregam radiação eletromagnética, desde o infravermelho até os raios X.

Orientações neste link.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×