Consed realiza reunião preparatória para a visita dos diretores escolares americanos ao Brasil
O Programa Brasil – Estados Unidos de Intercâmbio de Diretores Escolares chega a sua segunda edição. Promovido pela parceria entre o Consed e a Embaixada Americana, o programa de intercâmbio de experiências entre diretores escolares americanos e brasileiros tem como objetivo desenvolver e valorizar a excelência da gestão escolar na qualidade da educação.
Na primeira fase do programa, oito diretores de escolas norte-americanas visitarão os Estados do Acre, Amazonas, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Essa visita acontecerá entre os dias 07 a 19 de agosto deste ano.
Em reunião com a Embaixada Americana e o Consed, realizada nesta terça-feira (19), em Brasília, os coordenadores estaduais do programa apresentaram propostas sobre como será a visita aos Estados. Todas as atividades de elaboração e coordenação serão de responsabilidade dos estados anfitriões. Os gestores americanos vão visitar escolas públicas para conhecer as realidades brasileiras, participarão de seminários regionais e ainda contarão com uma agenda cultural nos Estados.
No próximo dia 08 de agosto, no início da missão, os diretores participarão de um seminário sobre “Gestão e Liderança Escolar”, organizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo na capital paulista. Nos dias seguintes, os americanos se dividirão em duplas e vão visitar os outros Estados. No dia 19 de agosto, para finalizar o programa, eles se reencontrarão em Brasília onde avaliarão suas experiências nos Estados.
Na segunda etapa do programa, em novembro, os 27 diretores das escolas vencedoras do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar/2004 vão viajar aos Estados Unidos para conhecer escolas americanas.