16/07/2004

Conselho define prioridades para o segundo semestre


O Conselho Nacional de Educação (CNE), reunido na semana passada, decidiu que, no segundo semestre, vai centralizar as discussões em grandes temas, como a formação de professores e as diretrizes curriculares para os cursos de pedagogia e normal superior.

Também foi aprovada, a indicação do presidente da Câmara de Educação Superior, Edson Nunes, que propõe estudos para a reformulação do regimento do conselho. As mudanças propostas por Nunes têm o propósito de fazer o CNE assumir o papel de órgão de Estado, não de governo, e se tornar ainda mais ativo, com tempo maior para o debate de temas de interesse da educação brasileira.

O presidente do CNE, Roberto Cláudio Bezerra, apresentou moção sobre a paralisação das atividades nas universidades estaduais paulistas. Além disso, foram aprovadas a constituição e a reformulação de comissões para a discussão de vários outros assuntos que exigem mais reflexão e análise, como o Plano de Acompanhamento do CNE, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a reforma do ensino superior e o Fórum Brasil de Educação.

Segundo o presidente do CNE, o fórum deve estar afinado com a agenda governamental. Por isso, ficou marcada para agosto reunião com representantes do governo e da sociedade para discutir o Fundeb. Em setembro, estará em debate a reforma universitária; em outubro, a alfabetização; em novembro, a avaliação do Plano Nacional de Educação (PNE). (MEC)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×