Considerações Acerca do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do MEC
Djonny Weinzierl
Centro Universitário - Católica de Santa Catarina
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Resumo: O Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância proposto pelo Ministério da Educação (MEC) é a atual ferramenta que subsidia os atos autorizativos de cursos no Brasil. Sua aplicação, por avaliadores ad hoc designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), está associada a indicadores diagnósticos que têm o objetivo de contribuir para a análise das reais condições de cursos submetidos à avaliação. O referido instrumento, em sua última versão divulgada pelo INEP em junho de 2012, baseia-se em três dimensões: Organização Didático-Pedagógica; Corpo docente e Tutorial; e Infraestrutura. Tratar-se-á, nesse artigo, exclusivamente da primeira dimensão e no que diz respeito aos cursos ofertados na modalidade presencial, excluindo-se da análise os indicadores dos cursos de Medicina e Direito.