13/02/2017

Convergências digitais na educação

Por Claudinei José Martini

Professor, Especialista em Educação a Distância, Mídias na Educação e Ensino de Ciências.

As convergências digitais de mídias no ambiente da Internet ocasionaram uma série de modificações para o cotidiano social, já que a concepção acerca do ambiente e do momento modificou-se expressivamente. Com a intensidade de comunicar os conhecimentos produzidos, quem se vincula ao amplo meio digital que é a Internet, realiza-se uma  gama de atividades, desde as mais simples, conversando com outra pessoa em qualquer parte do mundo ou ouvindo uma canção, até realizando a criação de sites e blogs publicando conteúdos próprios na Internet.

Essa fantástica transformação digital que ocorreu nos últimos anos foi favorável ao aparecimento, ampliação e construção da Web 2.0 com resultados sócio, econômico e cultural em seu modo de ser: “A Web 2.0 tem repercussões sociais importantes, que potencializam processos de trabalho coletivo, de troca afetiva, de produção e circulação de informações, de construção social de conhecimento apoiada pela informática” (PRIMO, 2007, p. 1).

Dentro deste universo de possibilidades é importante também destacar as características de mobilidade que esse desenvolvimento gerou a partir de equipamentos e aparelhos cada vez mais portáteis e fáceis de transportar, como por exemplo, um laptop e um celular conectados em uma rede global, em qualquer lugar, eliminando fisicamente fronteiras, acolhendo-se na Internet todo tipo de informações.

Os benefícios gerados por essa mobilidade podem ser mencionados como “meios sofisticados de acesso ao conhecimento, constituindo-se um caro elemento para o desenvolvimento em nossa sociedade: a tecnologia pode estimular o aprendizado, abrindo uma nova dimensão de acesso á informação” (BARROS et al, 2010, s/p), com pessoas interagindo e compartilhando ideias e pesquisas em Comunidades Virtuais de Relacionamento e em qualquer localidade.

Portanto, os benefícios destacados tornam-se evidentes e que a convergência digital chegou e nela, acesso a músicas, filmes e imagens as quais estamos constantemente consumindo em uma velocidade cada vez maior, mas também refugiando “dentro dela todo tipo de informação que se possa imaginar” (BARROS et al, 2010, s/p).

Neste sentido, a Educação e os educadores não podem ignorar o fato de que as tecnologias de informação, em especial a Internet e todas as mídias existentes neste ambiente, vieram para contribuir de forma positiva nas relações de ensino-aprendizagem dentro e fora da escola. 

A inserção das ferramentas Web 2.0 no processo de ensino aprendizagem significa desenvolver competências pedagógicas do uso de tecnologias existentes neste ambiente através de suas várias ferramentas: Wikipédia, Blogs, Podcast, Redes Sociais e Youtube ao qual podem ser inseridas em atividades de pesquisa e de produção colaborativa de conhecimento, através de textos, hipertextos, imagens, gravações e vídeos, integrando ambientes virtuais de aprendizagem e sala de aula presencial. 

 

REFERÊNCIAS

BARROS, S. D. P. S.; MORAES, U. C.; RODRIGUES-CAMARA, C. L.; CYMROT, R. A escola e a formação do cidadão virtual: a importância da construção de uma base sólida pautada na ética e nos valores morais. In: V Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 2010, Caxias do Sul. Anais do V Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 2010. Disponível em: http://www.ucs.br/ucs/eventos/cinfe/artigos/artigos. Acesso em: 06 jul. 2015.

PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E- Compós (Brasília), v. 9, p. 1-21, 2007.

 

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