21/11/2003

Crianças com necessidades especiais serão incluídas no ensino regular

"As crianças portadoras de deficiências devem ser incluídas nas escolas tradicionais", disse hoje o ministro da Educação, Cristovam Buarque, durante o lançamento do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Para o ministro, nenhuma criança pode ser excluída em função da cor da pele, raça, gênero ou por ser portadora de qualquer tipo de necessidade especial.

Para desenvolver o programa em 83% dos municípios brasileiros, o ministro assinou termo de cooperação técnica com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A representante do organismo no Brasil, Reiko Niimi, afirmou que é importante desenvolver ações que favoreçam o direito de todas as crianças.

O objetivo do programa é disseminar e apoiar o processo de implementação das políticas da educação inclusiva em 4.666 municípios brasileiros até 2006. A secretária de Educação Especial do MEC, Cláudia Pereira Dutra, garante que o convívio com a diferença faz crescer a proposta pedagógica e enriquece a aprendizagem de alunos com ou sem deficiência. Segundo ela, está se formando no Brasil um pacto pela inclusão social.

Trezentos gestores e professores de 128 municípios de todas as regiões do País participam, até sexta-feira, do curso de formação de gestores e educadores no Hotel San Marco. Em 2004, os participantes dos cursos subsidiarão e darão acompanhamento a elaboração de projetos de implementação da educação inclusiva nos 128 municípios-piloto do programa.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×