Curitiba discute inclusão de estudantes
A Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, em parceria com o Ministério da Educação, promove a terceira edição do Seminário de Educação Inclusiva, que capacitará professores da rede municipal de ensino e de 14 municípios da Região Metropolitana e do interior do estado.
O seminário começa hoje para 200 professores especializados no atendimento a crianças e adolescentes com necessidades especiais.
O Seminário de Inclusão abordará temas como a Educação Inclusiva e o Direito à Diversidade, Fundamentos e Princípios da Educação Inclusiva, Orientações e Marcos Legais para a Inclusão e Educação Infantil no Sistema Educacional Inclusivo.
Durante os cinco dias do seminário também serão discutidos Atendimento Educacional Especializado para Deficiência Mental; Surdocegueira; Inclusão de Alunos com deficiência auditiva, visual, superdotação e autismo, além da troca de experiências educacionais inclusivas e apresentações dos trabalhos de algumas escolas.
Curitiba é referência nacional na inclusão e atendimento de crianças com necessidades especiais. Atualmente, 1.118 crianças estão incluídas no ensino regular, com toda a adaptação curricular necessária a cada tipo de necessidade. Deste total, 950 estão no ensino fundamental e os demais na educação infantil.
As crianças com dificuldades de aprendizagem e que precisam de atendimento especializado ainda contam com 59 salas especiais, chamadas salas de recursos, que funcionam em 57 escolas municipais e garantem o atendimento no contra-turno.
A rede municipal de educação garante atendimento a estudantes que têm deficiência auditiva, visual, física, mental, múltipla, altas habilidades, síndromes como o down e o x-frágil (condição genética que pode causar problemas de conduta e aprendizagem e deficiência mental de leve a profunda), e ainda as condutas típicas, como esquizofrenia, autismo, transtorno do déficit de atenção e transtorno bipolar, que representam a maior parte dos alunos incluídos.
Além dos professores de Curitiba, participarão do seminário 42 professores de Adrianópolis, Agudos do Sul, Contenda, Doutor Ulysses e Tijucas do Sul, Antônio Olinto, Bocaiúva do Sul, Carlópolis, Ibaiti, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Quatingá, Santana do Itararé e São José da Boa Vista.