CURRÍCULO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DOCENTE: ANÁLISE DAS DIMENSÕES NUM ESTUDO DE CASO
Resumo
Autores: Lima Filho, AP, Austrilino L, Medeiros ML
O objetivo da dissertação foi analisar quais as dimensões curriculares do Curso de Educação Física de uma IES Pública Federal, sob a perspectiva docente. Pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, sendo feita análise de conteúdo fundamentada em Bardin e Minayo. O instrumento foi um questionário aberto, respondido pelos docentes em atividade. Analisados nas dimensões: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação. Conclui-se que os docentes atuavam intuitivamente, sem firmeza quanto aos referenciais pedagógicos atuais, as DCN e ao PPC. Ficou evidente o direcionamento para a aquisição de habilidades técnicas e a fragilidade na formação discente em aspectos psico-sociais, éticos e pedagógicos. Faz-se necessário de revisão do PPC, fortalecimento da educação continuada docente, a fim de o currículo favoreça a formação de um ser social comprometido com os valores socio-culturais vigentes.
Palavras-chave: Educação física. Currículo. Metodologia. Docentes.