Curso de Mentoria para a Educação Profissional e Tecnológica inicia primeira turma para avaliação do curso
A turma-piloto é composta por 270 profissionais da educação que serão capacitados para orientar estudantes no itinerário da formação técnica.
A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) inicia, hoje (28), a turma-piloto do curso de Mentoria para a Educação Profissional voltado para professores e gestores da educação básica. Participam dessa primeira etapa 270 profissionais indicados pelas redes estaduais de educação, por intermédio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que serão capacitados considerando o itinerário de formação técnica e profissional do novo ensino médio. O Programa é totalmente virtual e composto por um conjunto de cursos livres que buscam desenvolver competências para a orientação dos estudantes nos percursos formativos da educação técnica.
Para composição da primeira turma, a Setec disponibilizou 10 vagas para cada unidade federativa, considerando como público-alvo os profissionais da educação básica, em especial professores dos anos finais do ensino fundamental e anos iniciais do ensino médio. A turma-piloto também contribuirá para a avaliação das estratégias educacionais propostas durante o curso, por meio da análise de conteúdo sobre o tema Educação Profissional: estrutura e possibilidades formativas. Após a análise dos dados em relação à eficiência, a Setec disponibilizará a capacitação pela plataforma Avamec, de forma on-line e gratuita.
O curso de Mentoria para a Educação Profissional também visa à difusão das possibilidades formativas nos itinerários do ensino médio, tanto no âmbito da continuidade dos estudos como no da formação profissional. “O Programa se apresenta como uma importante ação na concretização dos esforços para implementação do Novo Ensino Médio, uma vez que confere peso e notoriedade na qualificação de profissionais da educação, para que orientem e conduzam os estudantes para a escolha de suas trajetórias formativas, especialmente quando voltados para a formação técnica e profissional”, ressaltou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, WandembergVenceslau.
O curso está sendo organizado pela Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica da Setec e está sendo ofertado em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). “O programa de Mentoria pretende trabalhar junto aos professores e profissionais da educação as possibilidades dos percursos formativos da educação técnica que podem ser utilizados nas atribuições dadocência e também na gestão, especialmente em relação à educação profissional. O resultado desse trabalho vai ampliar a inserção de estudantes na Educação Profissional e Tecnológica e ajudar aos jovens a escolher suas trajetórias de estudo e de vida”, informou a diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica, Marilza Regattieri.
O lançamento da primeira turma será realizado às 18hdesta sexta-feira (28), em que será realizada a apresentação do curso aos 270 novos estudantes.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Setec - 28.05.2021