02/03/2021

Curso Práticas de Produção de Texto é disponibilizado pelo MEC

Voltado para o aperfeiçoamento, o apoio e a valorização de professores e gestores escolares do ensino fundamental, o curso visa aperfeiçoar a escrita por meio de exercícios eficientes

Escrever de forma natural, utilizando sinais de pontuação, conjugando verbos, empregando corretamente a concordância, a regência, as conjunções e as locuções, entre outros, é a base para a compreensão e interpretação de uma boa redação. Por isso, visando melhorar a produção de textos de educadores do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), disponibilizou de forma gratuita e online o curso Práticas de Produção de Texto.

O objetivo é trabalhar conceitos importantes relacionados às práticas de produção textual que vão desde a compreensão de notícias até questões relacionadas com a correlação aditiva e alternativa. O Curso Práticas de Produção de Texto faz parte do programa Tempo de Aprender e está inserido no âmbito da Política Nacional de Alfabetização (PNA).

O Secretário de Alfabetização do Ministério da Educação, Carlos Nadalim, explica que a didática adotada proporciona oportunidades de refletir sobre os fatos de uma notícia e relacioná-los entre si, fornecendo um repertório de estruturas de orações e uma variedade de recursos estilísticos. “É útil para organizar o raciocínio, conferindo-lhe segurança e clareza. Ao mesmo tempo, desperta a criatividade, a expressividade e aprimora a produção textual do estudante”, informou Nadalim.

O curso Práticas de Produção de Texto é composto por 12 módulos, sendo que desses, 4 já foram lançados (compreendendo notícias; manipulando notícias; interpretação de fatos: causa e efeito; e condição). Os próximos módulos a serem lançados, ainda sem data, são concessão e o efeito. Neles, serão apresentadas atividades com o objetivo de proporcionar ao estudante maior segurança na organização de um texto. A formação possui carga horária de 120 horas.

À medida que os módulos forem lançados, os inscritos serão informados por e-mail. E a dinâmica do curso é simples: o aluno lê os textos, resolve os exercícios e os corrige de forma autônoma, a partir de um gabarito. Ao concluir todos os módulos, o certificado poderá ser emitido no próprio portal.

Ainda este ano, serão disponibilizados os módulos: comunicação é atuação; a relação de tempo; assunto e conclusão; consideração e verificação; comparação; e correlação aditiva e alternativa. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico https://avamec.mec.gov.br/ .

 

Tempo de Aprender – Criado pela Secretaria de Alfabetização do MEC, o programa Tempo de Aprender, tem o objetivo de apoiar, aperfeiçoar e valorizar a formação de professores e gestores escolares do último ano da pré-escola e do 1º e 2º anos do ensino fundamental.

O programa foi construído com base em um diagnóstico realizado pelo MEC, no qual foram detectadas as áreas da alfabetização que necessitam de mais investimentos.

O Tempo de Aprender conta com quatro eixos e 10 ações efetivas que têm por objetivo dar aos alunos, já nos primeiros anos de estudo, a formação básica de qualidade necessária para que exerçam a cidadania e alcancem o sucesso profissional. A formação continuada de profissionais da alfabetização é uma das ações do programa.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEALF - 01.03.2021

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×