Deputados avaliam como positiva recuperação da educação em São Paulo
Deputados petistas avaliaram que a queda da evasão escolar na rede municipal de ensino de São Paulo é resultado da política acertada da gestão da prefeita Marta Suplicy (PT).
Segundo dados preliminares da Secretaria Municipal de Educação, entre 2000 e 2003, o índice de evasão escolar caiu de 2,15% para 1,13% desde o início da administração da prefeita, que adotou um programa de educação inclusiva - marcada pela distribuição de material escolar, transporte para crianças de baixa renda e merenda reforçada.
O programa enfrenta críticas de que os recursos deveriam ser aplicados na capacitação de professores. Para deputados do PT, entretanto, as medidas são corretas e o setor está em processo de recuperação.
Segundo o deputado Gilmar Machado (PT-MG), a gestão petista em São Paulo está estabelecendo prioridades de ação para recuperar a qualidade da educação na cidade. 'A prefeita está fazendo a primeira etapa da reestruturação do setor, que é dar condições ao aluno de ter acesso à escola. Em seguida, haverá a segunda etapa que é estimular mais os professores e centrar na qualidade de ensino', disse.