DESAFIOS DE LIDERANÇA PARA O GERENCIAMENTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
José Eduardo de Moura
Nas últimas décadas tem se observado uma enorme evolução no processo de gestão nas instituições de ensino superior no país. A acirrada concorrência que se estabeleceu no setor, tem obrigado às instituições que querem crescer e permanecer no mercado a adotar práticas inovadoras de gestão baseadas em estruturas de governança e profissionalização. Assim, a IES passa a adotar o planejamento estratégico e ter uma visão de longo prazo, com a formalização de instrumentos de gestão e monitoramento.
Diante deste contexto, surge a necessidade de um novo perfil para a coordenação dos cursos de graduação. São necessários gestores com capacidade de análise local e global da educação superior, capazes de desenvolver o capital intelectual, focado na motivação, no conhecimento e no comprometimento da equipe.
Neste sentido, para compreensão deste novo perfil de coordenação é necessário diferenciar o líder do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência. Para o gestor atual, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder, ou seja, não basta apenas possuir uma determinada posição hierárquica, mas, sobretudo, é preciso entender de pessoas e focalizar resultados. Segundo Peter Drucker afirma: