Desenvolvimento humano de crianças e adolescentes são destaques no GP Ayrton Senna de Jornalismo
Por Tatiane Oliveira
Na noite de quarta-feira (18), o Instituto Ayrton Senna realizou a entrega do 7º Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, premiação que aconteceu no Credcard Hall, na cidade de São Paulo.
A cerimônia foi apresentada pelo jornalista da TV Globo, Chico Pinheiro e contou com a presença de convidados como a bailarina Ana Botafogo, a atriz Patrícia Pillar, a apresentadora Hebe Camargo, jornalistas como Willian Bonner, Joelmir Betting e Luis Nassif e as cantoras Daniela Mercury e Margareth Menezes, entre outros.
O prêmio que chega a sua sétima edição tinha um duplo motivo para comemorar, primeiramente pela premiação de jornalistas e meios de comunicação que colocam a criança e o adolescente no centro da pauta do desenvolvimento humano, e também pelo aniversário de 10 anos do Instituto Ayrton Senna e da marca Senninha.
Ao todo foram selecionados 30 jornalistas, que tiveram seus trabalhos selecionados por abordarem questões da infância e sob a ótica do desenvolvimento humano, contemplando os fatores sociais, econômicos, políticos, éticos e ambientais responsáveis pela falta de perspectivas em que vivem crianças e jovens vitimas de desigualdade social.
O primeiro prêmio da noite, na categoria de melhor reportagem de jornal impresso, foi entregue pelo navegador Amir Klink à repórter Karina Bottino, do jornal carioca O Dia, pela série de reportagens “Crise na Educação”.
Na seqüência foram premiados Teresa Maia, do Diário de Pernambuco, pela série de fotojornalismo “ Conjunto de fotos”; Paula Mageste, da revista Época, na categoria reportagem de revista, pela matéria “Rejeitados”; Fernanda Mena, do Jornal Folha de São Paulo, na categoria mídia jovem e infantil, pela reportagem “Rejeitados”.
Na categoria reportagem de rádio, venceu com a matéria “Criança no Trabalho, a jornalista Babeth Bettencourt, da BBC Brasil; a vencedora pela categoria televisão, foi Jennifer e equipe, da Rede Globo, com a série “Grávidas, com Dr. Dráuzio Varella”.
Também foram premiados Miriam Leitão, por melhor jornalista econômico, Elio Gaspari, na função de melhor jornalista político e a rede de televisão gaúcha RBS por destaque de melhor veículo de comunicação.
Após a premiação, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, apresentou um resumo dos trabalhos realizados pela instituição, que há dez anos tem a missão de criar oportunidades de desenvolvimento humano para as novas gerações. O evento foi encerrado com uma apresentação da cantora Daniela Mercury.