26/01/2018

Desmistificar a Matemática: Uma Reflexão Crítica.

Por Claudinei José Martini

Sérgio Lorenzato, no texto intitulado: “Desmistificando a Matemática”, induz o professor-leitor a refletir sua práxis, dentro do contexto do Ensino da Matemática.

Torna-se evidente em suas primeiras linhas que o autor relaciona as dificuldades encontradas na aprendizagem de Matemática às crenças, crendices populares e preconceitos como influência da dificuldade dos alunos, em todos os anos escolares, em compreender e apreender conceitos matemáticos, ditos como verdades absolutas e imutáveis.

Porém, a propagação sobre essas “verdades” tanto no meio social e cultural, tal como na família podem afetar significativamente o aprendizado e o desenvolvimento do educando, seja sob a forma de opressão, paradigmas construídos a partir da propagação de uma cultura de impossibilidade em se aprender Matemática, ou seja, de um conhecimento restrito a poucos que possam compreendê-la.

Diante do exposto, cabe aqui uma breve reflexão sobre como mudar essas concepções pré-construídas sobre a Matemática e também sobre a metodologia utilizada na sala de aula que continua sendo a mesma, porém com alguns avanços que passam pela formação de qualidade do professor e por novos métodos aplicados na construção de significados e na construção de conhecimentos pelos alunos, mediados pelo professor, com o objetivo de se abolir o “decorar” dentro do contexto escolar.

Por fim, o autor mostra-se preocupado com relação à aprendizagem, sob a ótica do estar renovando as mesmas metodologias que outrora não se refletiram em uma melhora significativa da apreensão do conhecimento matemático pelo aluno e a continuação das crenças e crendices, de que a Matemática seja algo inato em alguns poucos “iluminados”, fato este que considero apagado.

REFERÊNCIA

LORENZATO, Sérgio. Desmistificar a Matemática. In: Para aprender Matemática, Coleção: Formação de Professores. Campinas-SP: Autores Associados, 2006, p.113-119.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×