Dia Internacional do Brincar é comemorado neste sábado (28)
A data foi criada para celebrar e reforçar a importância do brincar para as crianças
Comemora-se neste sábado (28), o Dia Internacional do Brincar. A data foi criada em 1999 pela Associação Nacional de Brinquedotecas Internacional Toy Library (ITLA), com o objetivo de celebrar e reforçar a importância do brincar para as crianças. A data foi comemorada pela primeira vez em 2000 e reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A partir de então, o Dia Internacional do Brincar é celebrado em mais de 40 países.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira. Brincar é extremamente importante para o desenvolvimento infantil, pois, a partir da brincadeira, a criança realiza a leitura do mundo e aprende a lidar com ele, segundo os especialistas.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também contempla o brincar como um dos seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, comunicar, conhecer-se. Ainda segundo a BNCC, é direito de todas as crianças “brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais”.
PROGRAMA PRIMEIRA INFÂNCIA NA ESCOLA
O Programa Primeira Infância na Escola, instituído pela Portaria n 357, de 17 de Maio de 2022, tem a finalidade de promover, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, iniciativas que elevem a qualidade da educação infantil e potencializem o desenvolvimento integral das crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos de idade.
Conheça a Portaria que instituiu o Programa Primeira Infância na Escola clicando aqui.
Confira o Manual de Orientação Pedagógica da Unicef sobre Brinquedos e Brincadeiras de Creche clicando aqui.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB - 27.05.2022