03/06/2020

Dicas de quais cursos fazer para aprender sobre liderança

Lideranca-homem-orientando-funcionario

Um bom chefe não é aquele que manda e desmanda na empresa. É necessário não só administrar bem a sua empresa e ser competente no seu trabalho, mas também é de extrema importância ser um bom líder. Por isso aprender sobre liderança pode ser uma peça chave no seu negócio.

Existem determinadas qualidades que um líder deve ter para conseguir administrar sua equipe de maneira eficaz. E essas características podem ser aprendidas e desenvolvidas em cursos sobre liderança.

Quer aprender a ser um bom líder? Veja dicas de cursos para aprender a desenvolver suas habilidades.

Tipos de cursos para aprender sobre liderança

Existem centenas de cursos online e presenciais para desenvolver suas qualidades de líder, com várias temáticas diferentes. Eles podem te ensinar a fazer uma palestra motivacional, por exemplo, que irá ajudar a aumentar a produtividade da sua equipe. 

Mas também existem outros exemplos como cursos de criatividade, gestão de equipe, como falar em público, gestão de conflitos, administração do tempo, produtividade, liderança ou até mesmo cursos de gestão de pessoas.

Como você pode ver, os assuntos são bem diversificados. Por isso, veja abaixo sobre algumas das melhores capacitações para se tornar um líder de sucesso.

1. Curso de Gestão de Pessoas

Se você quer ter um cargo onde precisa aprender sobre liderança na uma empresa, precisa não só lidar com resultados, mas também com o desenvolvimento e captação do melhor de cada membro da sua equipe. Por isso, o curso de gestão de pessoas é essencial, pois ele abordará assuntos como:

  • Entender as necessidades dos funcionários;
  • Desenvolver e capacitar as pessoas;
  • Motivar os funcionários;
  • Avaliar o desempenho da equipe e dar feedback construtivo;
  • Estratégias de negociação;
  • Aumentar a eficiência e diminuir a rotatividade dos colaboradores.

Isso tudo, aliado a comunicação entre a equipe e os gestores da empresa, de forma que todos fiquem satisfeitos.

2. Seis Sigma

A metodologia Seis Sigma está em alta desde que a GE aderiu e mostrou um grande resultado de ganhos. Ela é estruturada de forma que 3 grandes objetivos sejam desenvolvidos, são eles: redução de custos, otimização de processos e produtos e satisfação do cliente.

É possível ter o processo da Seis Sigma em várias áreas da companhia como no RH, produção, administração e até mesmo no marketing. Algumas empresas utilizam essa metodologia para selecionar funcionários para cargos de gestão, portanto procure cursos sobre Seis Sigma para se qualificar e ficar ainda mais apto ao cargo desejado.

3. Gestão de conflitos

Desavenças pessoais, pequenos desentendimentos, pensamentos contrários e outros conflitos podem ocorrer entre funcionários ou até mesmo diretamente com clientes. Portanto, esteja preparado com um bom curso de administração de conflitos.

Algumas desavenças podem ocorrer devido a mudanças bruscas nas empresas, como trocas de processos, falhas de comunicação, abuso de poder, prazos irreais ou até mesmo estresse. Com esse curso você poderá aprender a evitar os conflitos e resolvê-los da melhor maneira possível com 4 passos essenciais:

  • Apurando os fatos;
  • Negociando a crise;
  • Apresentando solução para o problema;
  • E monitorando os possíveis desdobramentos.

4. Motivação

Aprender sobre liderança também se trata de engajar a equipe e isso é algo que você deve fazer com frequência para aumentar a performance e consequentemente melhorar os resultados.

Quando um funcionário da empresa está desmotivado, pode acabar interferindo na empresa inteira. Dito isso, busque cursos de motivação para líderes, onde você aprenderá não só a estimular toda a equipe, mas também a resgatar e motivar um funcionário que esteja insatisfeito ou com problemas no local de trabalho.

Além disso, aprenderá métodos para manter os funcionários constantemente engajados e produtivos, melhorando dia após dia os resultados da companhia.

5. Falar em público

Para muitas pessoas, fazer discursos ou apresentações é um grande problema. Mas para se tornar um bom líder, é importante fazer cursos de oratória que lhe deixarão mais tranquilo e preparado para falar em público.

Com esse tipo de especialização você aprenderá:

  • Linguagem corporal e como se portar durante o discurso
  • Organizar a sua apresentação
  • Perder o medo de falar com pessoas importantes ou para várias pessoas (como em uma palestra por exemplo)
  • Se portar em uma reunião
  • Conhecer, conquistar e lidar com o público

Com esses e outros conteúdos que costumam estar nesse tipo de estudo, você ficará mais qualificado para enfrentar os desafios de liderança.

6. Administração de tempo

Saber otimizar o seu tempo é uma tarefa de extrema importância para um grande gestor. Por isso, fazer um curso de administração de tempo pode ser um diferencial. Com ele você aprenderá conteúdos como:

  • organizar e dividir seu tempo
  • definir prioridades
  • utilizar ferramentas de administração do tempo
  • como identificar os desperdiçadores de tempo e resolver isso
  • planejamento de metas e objetivos
  • diferentes métodos de otimização do tempo

Todos esses tipos de capacitação estão disponíveis em cursos online gratuitos e pagos, dependendo do conteúdo que você deseja aprender. No entanto, pesquise as melhores opções para ter um material de qualidade que não só aumente seu currículo, mas lhe traga ótimos resultados no local de trabalho.

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×