Diferença e Diversidade: Tecendo os caminhos da Inclusão da Escola do Hospital
Esta pesquisa teve como proposição a continuidade ao estudo sobre o atendimento educacional em ambiente hospitalar . A educação nesse contexto ainda é um tema novo e pouco discutido no meio acadêmico. Considerando as variáveis que lá se instalam, procuramos neste estudo evidenciar como as diferenças e a diversidade existentes na classe hospitalar podem contribuir para a construção de conceito ampliado de inclusão. Esse trabalho teve como objeto principal o cenário da Escola no Hospital – Projeto Vida e Saúde, implantado na unidade pediátrica das Obras Sociais Irmã Dulce, desde 2001. Apresenta a heterogeneidade a as interações dos atores envolvidos: pedagogas, alunos/pacientes, familiares e funcionários ,em um complexo sistema de inter-relações, e a inclusão do pedagogo nesse espaço ,os diferentes papéis que desempenha em sua atuação pedagógica, a condução e mediação nos processos de ensino-aprendizagem. Observou-se que o ato de aprender nessa escola possibilita a geração de novos conhecimentos, enriquecidos pelas trocas de experiências com os mais diversos grupos sociais ; o resgate a auto-estima , amenizando as tensões geradas pela hospitalização; respeita e valoriza as diferenças, transpondo os desafios, as incertezas, entrelaçadas por laços de afeto e de esperança, e assim , portanto, promove a inclusão.