04/05/2020

Discurso Político ou Sociológico

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

 

            A política sempre se fez presente na história da humanidade, desde nossos primórdios, tanto que Aristóteles era enfático quando afirmava há 2500 anos atrás que o homem era um animal político, e Rios em seu livro Ética e Competência, publicado pela Cortez em 1993 complementa ao afirmar não haver vida social que não seja política.

            Assim sendo, Ribeiro em seu livro Política: quem manda, por que manda e como manda, publicado pela Nova Fronteira em  1998 deixa claro em sua fala que o homem não assume sua humanidade fora de uma estrutura social, ainda que mínima e complementa ao mesmo tempo que, nenhuma estrutura social pode existir sem alguma forma de processo político, dito isso, pode-se perceber o quão a política é importante para a sociedade.

            Para o filósofo Aristóteles, a ação política deve visar o bem comum, mas cabe percebermos que quando não existe um bem comum, prevalece então um autoritarismo. Sendo assim, Souza em seu livro Introdução a Sociologia da Educação, publicado pela Autêntica em 2007, nas falas de Morais (1999), esclarece que autoritarismo é a doença da autoridade.

            Souza complementa ainda ao afirmar que o governo autoritário governa de acordo com os princípios estabelecidos por ele mesmo ou pelo seu grupo social ao qual lhe dá sustentação política, cabendo perceber que quando isso ocorre, o povo deixa de ser a prioridade na vida política.

            Interessante notar que nosso país sempre foi cercado por maus políticos, oportunistas e aproveitadores que fizeram da política um meio para enriquecimento próprio e de seus pares, deixando sempre o povo a míngua, alimentando-o com demagogias e fomentando cada vez mais a sua alienação para que esta política sua possa ser cada vez mais perpetuada.

            Gallo em seu livro Ética e Cidadania: caminho da filosofia: elementos para o ensino da filosofia , publicado pela Papirus em  2003, deixa claro que política é a tomada de decisões que visem objetivar interesses que irão refletir na coletividade. Observe que a coletividade deve ser sempre o foco para que a política aconteça.

            O autor esclarece ainda que ética e política devem sempre andar juntas, o que infelizmente para a nossa realidade e nossos políticos são palavras antagônicas.

            O isolamento desmascarou a hipocrisia humana, e nossos principais representantes políticos mostram a sua pequenez de caráter e de humanidade em suas ações.

            Alguns argumentam que este isolamento é apenas um momento oportuno para se fazer ações politiqueiras com intuito de derrubar o governo,já que apesar deste mesmo governo se proclamar messias e dizer não fazer milagres.

            Na verdade, o que a sociedade precisa não é de milagre, e sim mais sentimento de humanidade e compaixão por parte deste representante.

            Precisamos perceber que no meio político há rivalidades, porém quando se trata da dor por perdas, existe a compaixão e tais rivalidades dão espaço para o bem maior aflorar e mostrar o lado humano que o político ainda tem.

            Em nossa atualidade, a rivalidade passou a ser a moeda a ser paga com o ódio, as falácias, os fake news, agressões verbais, desrespeito e até mesmo a banalização da morte oriunda do Covid-19.

            Muitos defendem este lado bestial dizendo que são feitos por oportunistas e esquerdistas, aliás, quem não está a favor desta política do ódio passou a ser um asqueroso "esquerdopata".

            Cabe percebermos que não temos nesta situação um discurso político, mas um discurso sociológico englobando todas as profissões e cidadãos e precisamos de pessoas com mais humanismo e compaixão para vencermos esta guerra contra o Covid-19.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×