DOS SABERES DOCENTES ESPECÍFICOS DO PROFESSOR DE DIREITO
Por Edison Santana dos Santos.
Mestre em Educação pela UNISANTOS;
Advogado. Professor de Direito Empresarial das Faculdades ESAMC/SANTOS;
Professor de Direito Tributário da Pós Graduação das Universidades MACKENZIE e UNIP e de Direito Marítimo & Portuário da UNISANTOS;
Idealizador do Curso de Inglês Instrumental Jurídico da LEX Editora.
Resumo: O presente artigo discorre acerca da imperiosa necessidade do preparo pedagógico do Professor de Direito. Dos seus saberes docentes específicos ainda muito baseados na prática forense oriunda de suas respectivas carreiras jurídicas. Trata ademais sobre o fenômeno do “magistrocentrismo” como fonte ou técnica principal em que ainda hoje, se baseia a maioria dos Docentes Jurídicos, nada obstante toda a tecnologia existente e a sensível mudança social com reflexos diretos no ensino jurídico, especialmente na relação pedagógica entre o professor e o aluno nas Faculdades de Direito. A base bibliográfica se assenta especialmente nas Obas de Tardif (2008), Tardif/Lessard (2009), Franco (2008/2010), Cunha (2010), Morandi (2008) e Santos (2011).