10/07/2013

DRAMATIZAÇÃO: uma possível técnica no processo ensino-aprendizagem

Aos que atuam enquanto professores, mas não tiveram formação pedagógica (curso de licenciatura), nem foram capacitados por meio de cursos de extensão universitária, de curta duração ou programas continuados, oferecidos aos integrantes do corpo docente de Instituições de Ensino, inclusive Faculdades, Centros Universitários e Universidades, visando o pleno domínio em sala de aula, tanto no que concerne ao conteúdo específico quanto ao instrumental didático-pedagógico, o conhecimento de como e porque fazer em termos de técnicas de ensino é de capital importância no desempenho da função docente, para que sejam alcançados os objetivos de determinada disciplina, atividade ou denominações congêneres, constante de uma matriz curricular de um Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

 

Talvez, por isso (a falta de conhecimento das técnicas de ensino), muitos dos que estão na condição de professor, porém com formação de bacharelado fiquem circunscritos à aula-expositiva, muitas vezes deixando os discentes na passividade, ou o que Freire (1996) denominou de “educação bancária”. O fato é que existem várias técnicas de ensino, as quais são mais apropriadas, dependendo do assunto/tema a ser abordado pelo professor.

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