Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica é tema de encontro
MEC marca presença em evento realizado, pela primeira vez, entre estudantes da EJA integrada à Educação Profissional e Tecnológica do Nordeste
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a integração à Educação Profissional e Tecnológica foi tema de encontro realizado na Região Nordeste, que contou com a presença de representantes da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC). O evento foi realizado entre os dias 17 e 18 de novembro e foi fruto de uma parceria entre os institutos federais do Rio Grande do Norte, do Sertão Pernambucano e de Alagoas.
Durante o evento, os participantes, estudantes que fazem parte do Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrados à Educação Profissional e Tecnológica do MEC, puderam trocar experiências e participar de mesas de debates. Ainda durante a programação, foram realizadas apresentações culturais, conferências, palestras e quatro rodas de conversas. Os temas foram: currículo integrado, acesso, permanência e êxito, mobilização e busca ativa e avaliação de aprendizagem.
A Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC marcou presença na mesa de apresentação “Políticas públicas para a EJA Integrada à Educação Profissional e Tecnológica no Brasil”. A coordenadora-geral de Jovens e Adultos da SEB/MEC, Raphaella Cantarino, participou do evento.
O Programa
O Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional do MEC foi instituído por meio de Portaria, em dezembro de 2021. O intuito é ampliar oportunidades de acesso, permanência e conclusão da EJA; fomentar a oferta da Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional articulada com estados, municípios e Distrito Federal; promover a elevação da escolaridade de jovens, adultos e idosos, articulada à educação profissional.
Assessoria de Comunicação do MEC - 25/11/2022