31/08/2016

Educação e Democracia

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade – www.wolmer.pro.br

            Democracia é uma palavra simples, porém de difícil entendimento, principalmente para um povo que está cansado de tanta manipulação promovida por uma elite esmagadora e que encontra sempre meios de silenciar o povo.

             Está tramitando no Congresso o PL 867/2015 que é a Escola sem Partido. Não é intuito aqui falar sobre Doutrinação Ideológica, pois caso queiram ler sobre o assunto, vide http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/doutrinacao-ideologica. O intuito aqui é fazer com que os brasileiros prestem atenção no momento político que estamos atravessando.

            Para Morin no livro Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro publicado pela UNESCO 2000, esclarece que democracia favorece uma relação rica e complexa entre indivíduo e sociedade no qual ambos podem se ajudar e se desenvolver mutuamente. Para o autor, a função da democracia é reduzir a servidão e é uma relação a qual os cidadãos produzem democracia e a democracia produz cidadãos, e cabe ao cidadão exercer a sua cidadania, pois de acordo com Tomazi em seu livro Sociologia da Educação, publicado em 1997 pela Editora Atual, é somente no exercício da cidadania que a cidadania se mantém viva e ativa. Para o autor, o exercício dos direitos que lhes dá existência, permanência e solidez.

            Estamos vivenciando o auge da nunciopolítica, que para Andrada em seu livro Ciência Política e Ciência do Poder, publicado em 1998 pela Editora LTR, esclarece que a comunicação política, no que especificamente se volta para o poder, será a nunciopolítica, que hoje encontra-se na chamada midiologia uma das áreas de significação, e se analisarmos, é essa mesma midiologia que dá força a essa elite corruptora, de forma mais vil possível, sendo omissa nas decisões políticas, para que o povo não perceba o que está acontecendo e o que está por vir em nossa política imunda e corrupta.

            Hoje, a maior rede televisiva do Brasil se omitiu mais uma vez do acontecimento político por interesse próprio, e deixou o povo ainda mais alienado. Ao invés de cobrir este evento político, ofereceu no lugar, o filme Fada dos Dentes.

            Estamos vivenciando as idéias de Hannah More citadas por Burke e Ornstein no livro O Presente do Fazedor de Machado publicado em 1998, pela Editora Bertrand Brasil, que é ensinar submissão total a autoridade e incentivar a resignação cristã em face a privação.

            Temos um povo totalmente submisso à vontade do governo e também totalmente resoluto aos ideais religiosos. É para isso que a educação está se prestando? Onde está o seu dever social, ou será que nos dias de hoje ela não tem mais a função de auxiliar o jovem a uma criticidade? Será que criticidade, cidadania, protagonismo se esbarram no PL 867/2015 ?

            Não sou a favor de desenvolver um ideal partidário nas escolas, mas a mesma não poderá se omitir nunca, em desenvolver uma consciência política em seu ambiente, pois será na política que encontraremos auxílio para a solução das mazelas sociais, pois o político foi escolhido para trabalhar pelo povo e para o povo.

            É justamente por convivermos em um país democrático que podemos perceber que democracia passou longe do povo, pois o que está acontecendo é justamente o poder mantido por um pequeno número de pessoas elitizadas, e isso se denomina oligarquia.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×