25/07/2012

Educação em Rede e Direitos Humanos

José Cláudio Rocha

1 INTRODUÇÃO

A educação em direitos humanos é essencialmente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz. Portanto, a formação desta cultura significa criar, influenciar, compartilhar, e consolidar, mentalidades, costumes, atitudes, hábitos e comportamentos que decorrem, todos, daqueles valores essenciais citados – os quais devem se transformar em práticas. (Maria Vitória Benevides)

 

Está se tornando cada vez mais forte a idéia de que não respeitar, proteger ou atender aos direitos humanos são obstáculos importantes e fundamentais ao desenvolvimento econômico e à justiça social. De maneira geral, os Estados democráticos como o Brasil reconhecem o imperativo moral de enfrentar as violações de direitos humanos e a discriminação, principalmente, em suas políticas sociais. Na prática, contudo, ainda estamos tentando compreender o que significa essa importante mudança social. Expressões como políticas públicas, direitos humanos, cidadania e democracia, tornam-se tão familiares as pessoas que ficamos inclinados a concluir antecipadamente que elas são bem compreendidas pela maioria da população.

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