31/10/2020

Educação Física e suas contribuições para o desenvolvimento motor na Educação Infantil.

EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

RODRIGUES, Laura Rocha[1]

SILVEIRA, Jalusa Oliveira da[2]

 

RESUMO

 Durante a infância a criança começa a construir suas experiências motoras em um processo contínuo de desenvolvimento motor com os movimentos culturais e sociais que cada um possui, levando em conta que essa construção depende tanto dos recursos biológicos, psicológicos e condições do meio em que ela vive. O presente artigo teve como propósito demonstrar a importância do desenvolvimento motor na Educação Infantil contribuindo para o desenvolvimento afetivo, social e principalmente motor através do movimento. Este estudo configurou-se como um estudo de campo, de abordagem quantitativa, por meio de uma análise comparativa. A amostra do estudo foi composta por 21 educandos da Educação Infantil do município de Vila Nova do Sul – RS. Dados foram coletados através de testes motores, avaliação do desenvolvimento motor foi baseada nos padrões de movimento citados por Gallahue e Ozmun(2001). Observando os dados dos alunos em relação aos estágios de desenvolvimento motor. Os resultados mostram que a maioria dos estão abaixo do nível de desenvolvimento motor esperado.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física. Desenvolvimento motor. Educação Infantil.

 

 

PHYSICAL EDUCATION AND ITS CONTRIBUTIONS TO MOTOR DEVELOPMENT IN CHILD EDUCATION

ABSTRACT

 

During childhood the child begins to construct his / her motor experiences in a continuous process of motor development with the cultural and social movements that each one owns, taking into account that this construction depends so much on the biological, psychological resources and conditions of the environment in which it lives . The purpose of this article was to demonstrate the importance of motor development in Early Childhood Education contributing to the affective, social and mainly motor development through movement. This study was set up as a field study, with a quantitative approach, through a comparative analysis. The sample of the study was composed by 21 students of the Early Childhood Education of the city of Vila Nova do Sul - RS. Data were collected through motor tests, motor development evaluation was based on the movement patterns cited by Gallahue and Ozmun (2001). Observing the students' data regarding the stages of motor development. The results show that most of them are below the level of expected motor development.

 

KEYWORDS: Physical Education. Motor Development. Child Education

 

 

 

 

1 INTRODUÇÃO

           

A educação Física tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança. Apesar de ser componente curricular obrigatório na educação básica brasileira de acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, na primeira etapa da Educação Básica, idade de quatro e cinco anos muitos municípios não oferecem aos seus alunos da educação infantil aulas de educação física.

Durante a infância, a criança começa a construir suas experiências motoras. Nesse processo de desenvolvimento ocorre uma junção dos movimentos construídos pela criança com os movimentos culturais e sociais que cada uma possui, levando em conta que essa construção depende tanto dos recursos biológicos, psicológicos e condições do meio em que ela vive. Através dessa análise é possível considerar a importância de possibilitar o desenvolvimento motor na educação infantil.

Na mesma perspectiva, Le Boulch (1982) afirma que é fundamental propiciar um clima de segurança e de confiança no decorrer do trabalho motor. A criança deve viver esta experiência de forma positiva na área afetiva. O objetivo é propiciar à criança situações nas quais ela tenha confiança em seu corpo e em seu desempenho motor e não fazê-la viver situações desvalorizantes.

Alem disso, Gallahue e Ozmun (2001) apontam que o brincar das crianças é o modo primário pelo qual aprendem sobre seus corpos e potencialidades de movimento. Também é importante facilitador do crescimento cognitivo e afetivo da criança mais nova, assim como importante recurso para o desenvolvimento tanto das habilidades amplas quanto das finas.

Nas classes da Educação Infantil, quanto maiores forem as oportunidades de trabalho e descobertas que o professor oferecer à criança, maiores serão as suas chances de um desenvolvimento harmonioso e compatível com suas possibilidades. As atividades que envolvem o lúdico são desencadeadoras de uma atividade prazerosa e significativa (SIGNORETTI,1998).

As mudanças que ocorrem em um indivíduo desde sua concepção até a morte denominam-se desenvolvimento humano. A palavra desenvolvimento em si implica em mudanças comportamentais e/ou estruturais dos seres vivos durante a vida. Já o processo de desenvolvimento motor revela-se por alterações no comportamento motor. Bebês, crianças, adolescentes e adultos estão envolvidos no processo de aprender a mover-se com controle e competência, reação aos desafios que enfrentam diariamente (GALLAHUE E OZMUN, 2001).

            Para Gallahue e Ozmun (2001), o desenvolvimento motor sofre grande influência do meio social e biológico, podendo sofrer alterações durante seu processo. Sabe-se que a escola é um dos locais de oferta de espaço adequado para o desenvolvimento da criança, mostrando que o brincar é o meio mais importante para as aprendizagens dos pequenos.

A partir dessas evidencias, este estudo teve como finalidade, apontar e analisar os padrões motores fundamentais de movimento, baseado no modelo proposto por Gallahue e Ozmun(2001), em alunos da educação infantil da rede municipal de ensino da cidade de Vila Nova do sul – RS, com crianças de 4 e 5 anos. Das habilidades motoras existentes foram escolhidas para esta pesquisa, o receber, o equilibrar, e o saltar.

 

 

2 METODOLOGIA

 

A pesquisa realizada configurou-se como um estudo de campo, de abordagem quantitativa, por meio de uma análise comparativa. Segundo Richardson (1989), o método quantitativo caracteriza-se pelo emprego da quantificação, através de técnicas estatísticas. Já a análise comparativa é o que “estabelece procedimentos de comparação entre elementos, para evidenciar lhes as semelhanças e/ou diferenças.” (OLIVEIRA NETTO, 2006, p.17). Participaram do estudo 21 alunos (12 crianças do gênero masculino e 9 do gênero feminino) da educação infantil, regularmente matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Pereira Teixeira na cidade de Vila Nova do sul-RS, no qual todos tinham duas aulas (45 minutos) por semana de Educação Física.

Os alunos foram avaliados através de testes motores.  A avaliação do desenvolvimento motor foi baseada nos padrões de movimento citados por Gallahue e Ozmun(2001). Todos os movimentos foram observados e gravados, onde passaram por análise.

Os movimentos analisados estão de acordo com as habilidades motoras fundamentais:

  • Habilidade Manipulativa: receber
  • Habilidade Locomotora: salto horizontal
  • Habilidade Estabilizadora: equilíbrio

Os resultados foram classificados de acordo com o estágio de maturidade: inicial, elementar e maduro. Os instrumentos usados: 1 bola de handebol topper de iniciação e um giz.Os testes foram realizados com saltos horizontais, receber com as duas mãos e equilibrar-se em apenas um pé. Cada criança teve três tentativas, sendo considerada a melhor.

 

 

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

 

Este estudo permitiu obter resultados relevantes em relação as habilidades motoras fundamentais, equilíbrio, manipulação e locomoção.

Entre os 20 alunos observados, todos na faixa etária entre 4 e 5 anos (60%) eram do gênero masculino e (40%) do gênero feminino.

Antes de apontar os resultados cabe definir os conceitos que nortearam as análises, de acordo com o modelo de desenvolvimento motor proposto por Gallahue e Ozmun (2001).

 

Habilidades motoras

 

De acordo com Gallahue e Ozmun (2001), as habilidades motoras fundamentais podem ser divididas em três categorias:

  • Habilidades Locomotoras: movimentos que indicam uma mudança na localização do corpo em relação a um ponto fixo na superfície. Ex: caminhar, correr, saltar, saltitar, etc.
  • Habilidades Manipulativas: movimentos de manipulação motora, como tarefas de arremesso, recepção, chutes (manipulativas grossas) e costurar, cortar (manipulativas finas).
  • Habilidades Estabilizadoras ou de Equilíbrio: a criança na tentativa é envolvida em constantes esforços contra a força da gravidade na tentativa de manter a postura vertical. Ex.: girar braços e tronco, flexionar o tronco, entre outros.

Outro aspecto relevante, de acordo com Gallahue e Ozmun (2001), das habilidades motoras fundamentais, é que durante o seu desenvolvimento, o indivíduo passa por três estágios distintos, são eles:

  • Estágio Inicial: representa a primeira metade orientada da criança na tentativa de executar um padrão de movimento fundamental. As integrações dos movimentos espaciais e temporais são mínimas. A criança atinge este nível por volta de dois a três anos de idade.
  • Estágio Elementar: envolve maior controle e melhor coordenação dos movimentos fundamentais. Evidencia-se por volta dos quatro a cinco anos de idade, dependendo do processo de maturação.
  • Estágio Maduro: é caracterizado como mecanicamente eficiente coordenado e de execução controlada. Tipicamente as crianças têm potencial de desenvolvimento para estar no estágio maduro perto de seis a sete anos. 

Segundo Freire (1994), de acordo com o conhecimento que a criança possui, as habilidades motoras podem ser desenvolvidas nas aulas de educação física em um contexto de jogos, de brinquedo, no universo infantil, sem a monotonia da prescrição exata de exercícios, sem impor às crianças uma linguagem corporal que lhes é estranha.

Para Basei (2008) merece ser ressaltada a necessidade de proporcionar estímulos auxiliares ao desenvolvimento, bem como medir e intervir nesse processo, quando falamos em pré-escola.

Considerando os conceitos apresentados, os resultados serão mostrados na seguinte ordem: Habilidade estabilizadora, locomotora e manipulativa.

 

Movimento estabilizador

 

         

          Gráfico1

Fonte: O autor (2019)

 

A maioria dos alunos com 4 anos de idade estão no estágio inicial de desenvolvimento motor, enquanto os alunos com 5 anos estão no estágio elementar.

Comparando o gráfico 1 com a teoria proposta por Gallahue e Ozmun (2001) nota-se que as crianças com 4 anos estão abaixo do nível estabilizador equilíbrio. Porém as crianças com 5 anos se encontram dentro do padrão de desenvolvimento motor sugerido por Gallahue e Ozmun (2001). Nesse sentido, a educação física pode contribuir de forma significativa para ampliar as habilidades da criança, favorecendo seu desenvolvimento dentro dos padrões esperados. Sobre isto, Flinchum (1986) afirma que é através de estímulos, desafios e motivações que a criança desenvolve os padrões básicos das habilidades motoras fundamentais. Comparando com os resultados de Paim (2003), com os resultados do gráfico 1   foram semelhantes na qual os indivíduos de 5 anos se encontravam no estágio elementar do movimento estabilizador equilíbrio.

 

Movimento locomotor

 

 

Gráfico 2

Fonte: O autor (2019)

 

A maioria dos alunos com 4 anos estavam no estágio inicial do desenvolvimento motor, enquanto os alunos com 5 anos no nível elementar.

As crianças de 4 anos estão abaixo do nível esperado proposto por Gallahue e Ozmun (2001). Porém os de 5 anos se encontram no estágio elementar elaborado por Gallahue e Ozmun (2001). Os mesmos autores afirmam que por volta dos quatro a cinco anos é possível que a criança se encontre no estágio elementar, na maioria das habilidades motoras. Com isso podemos perceber que as aulas de educação física são de grande importância para alcançar resultados positivos nessas habilidades. Comparando com o gráfico 2 os resultados confirmam o estudo realizado por Ferraz e Flores (2004) ao testarem um programa de educação infantil observando uma concentração de crianças de 4 anos de idade, na qual participavam das aulas de educação física, no estágio inicial de desenvolvimento na habilidade motora saltar.

 

 

 

 

 

 

 

Movimento manipulativo

 

 

Gráfico 3

Fonte: O autor (2019)

 

A maioria dos alunos com 4 anos estavam no nível inicial do desenvolvimento motor. Porém os alunos de 5 anos se encontraram no nível elementar.

Baseando- se na escala feita por Gallahue e Ozmun (2001) e comparando com gráfico 3 o movimento manipulativo receber, foi observado que as crianças de 4 anos encontram-se abaixo do nível de desenvolvimento esperado. No estudo de Basei (2008), sobre o desenvolvimento motor de crianças na educação infantil, foi ressaltada a necessidade de proporcionar estímulos auxiliares ao desenvolvimento da criança, a fim de possibilitar uma intervenção mais adequada possível nesse processo.

Por fim, cabe ressaltar que o desenvolvimento motor da criança será influenciado por inúmeras condições, e passará por diversas mudanças ao longo da vida. Nesse contexto, considerando o desenvolvimento das habilidades motoras, Flinchum (1986) afirma que “desde a infância, observa-se que a criança aprende primeiramente o ato de segurar, levantar, gatinhar e andar. Esses estádios são bem estabelecidos, mas cada criança não os alcançará na mesma idade” (p. 71).

 

 

4 CONCLUSÃO

     Na Educação Física Infantil o movimento é a essência corpo humano, onde a criança começa a vivenciar o ambiente e explorar suas habilidades corporais de maneira árdua e contínua estimulando a criança a experimentar e compreender a complexidade de seu corpo, representando o começo de uma aprendizagem que, com o passar do tempo, possibilita uma melhoria nas funções motoras desempenhadas.

     O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importância do desenvolvimento motor na Educação Infantil, desenvolvimento este que está ligado às alterações do comportamento motor do indivíduo contribuindo para o desenvolvimento afetivo, social e principalmente motor através do movimento, isto mostra a importância de domínio motor na sequencia de desenvolvimento, por meio de testes motores e discussão de autores dando relevância a este artigo.

     Sugiro que o professor de Educação física, responsável pelos indivíduos analisados, trabalhem o desenvolvimento dessas habilidades motoras fundamentais nas crianças que estão abaixo do nível esperado, e que necessitam de atividades direcionadas para este desenvolvimento apesar de ter apenas duas aulas na semana. Promovendo uma melhor qualidade de controle do movimento, e, que o professor sempre trabalhe de acordo com o estágio de desenvolvimento motor da criança.

     Penso que o professor tem o dever de usar uma metodologia coerente com o meio onde aluno está inserido, respeitando seus limites, suprindo as necessidades de aprendizagem de cada indivíduo, estabelecendo os objetivos de ensino estimulando a percepção da criança manifestando suas emoções e sentimentos através de movimentos controlados e de acordo com o estágio de desenvolvimento motor, desenvolvendo as habilidades motoras fundamentais (locomoção, estabilização e manipulação).

           

 

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

 

BASEI, Andréia Paula. A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança. Revista Iberoamericana de Educación, v.47, n.3, p.1-12, outubro, 2008.

 

FERRAZ,O. L.; FLORES. K. Z. Educação Física na Educação Infantil: influencia de um programa na aprendizagem e desenvolvimento de conteúdos conceituais e procedimentais. Rev. Bras.Educ.Fís.Esp. v.18, n.1, p.47-60, jan./mar., 2004.

 

FLINCHUM, B. Desenvolvimento Motor da Criança. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1986.

 

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1994.

 

GALLAHUE, David. L.; OZMUN, Jonh. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês., crianças , adolescentes e adultos. 3 Ed. São Paulo: Ed. Phorte, 2001.

 

KISHIMOTO, Tizuco M. (Org): Jogo, brinquedo, brincadeira, e a educação. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2000.

 

LE BOUCH, Jean. O desenvolvimento psicomotor. Do nascimento até 6 anos. 7 ed. Porto  Alegre: Artes médicas, 1982.

 

OLIVEIRA NETTO, A. A. Metodologia da Pesquisa Científica: Guia Prático para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. 2. ed. Florianópolis: Visual Brooks, 2006.

 

PAIM, M. C. C. Desenvolvimento motor de crianças pré-escolares entre 5 e 6 anos. Revista Digital. Buenos Aires, v.8, n.58, mar, 2003.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989

 

SIGNORETTI, A. Educação Infantil através do lúdico: a criança realiza aprendizagem significativa. Revista do professor. n. 54, abr-jun, p.5-7, 1998.

 

 

 

[1] Acadêmica do Curso de Educação Física – URCAMP/São Gabriel-RS.  E-mail: laurarochaa@outlook.com

[2] Orientadora. Profª. Mª do Curso de Educação Física - URCAMP SG. São Gabriel-RS. E-mail: jalusadasilveira@urcamp.edu.br

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