07/04/2004

Educação inclusiva chegará a dois mil municípios


A Secretaria de Educação Especial (Seesp) do Ministério da Educação vai implantar, em cerca de dois mil municípios brasileiros, o programa Educação Inclusiva: direito à diversidade até o final de 2004. A Seesp já encaminhou aos estados e municípios um documento que orientará as ações do programa. De maio a agosto, 114 municípios-pólo estarão realizando um curso de capacitação em Brasília, destinado a gestores e educadores de cada cidade, visando a construção de sistemas educacionais inclusivos. Esses sistemas permitem o acesso de estudantes com necessidades especiais a escolas regulares, proporcionando maior interação entre os alunos e, conseqüente, melhoria no rendimento.

Os municípios-pólo foram escolhidos entre aqueles que apresentam condições de disseminar as informações para os demais municípios da região e que participaram do primeiro curso de capacitação, realizado em Brasília em novembro de 2003. Cada um deles promoverá cursos de formação de gestores e educadores para cerca de 20 cidades de sua área de abrangência no estado, funcionando como multiplicador das ações propostas. A multiplicação acontecerá entre os meses de agosto e novembro.

Segundo a secretária substituta de Educação Especial, professora Claudia Griboski, 'é importante o estabelecimento de parcerias entre as secretarias de Educação estaduais e municipais para apoiar a execução do programa, a fim de que a política de inclusão seja efetivada'.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×