Educação Inclusiva é tema de oficina do Semeia
Colaborar com sugestões para a prática pedagógica é um dos objetivos da oficina ministrada pela professora Márcia Meurer, na tarde desta terça-feira (22/10), no 3º Seminário de Educação Inclusiva e Acessibilidade (Semeia), que acontece até dia 23/10
Através de relatos de experiências pessoas e profissionais, a professora Márcia Meurer abordou o tema “Avaliação no cotidiano escolar: sugestões para a prática pedagógica inclusiva”, no 3º Seminário de Educação Inclusiva e Acessibilidade (Semeia), na tarde desta terça-feira (22/10), no bloco pedagógico. O evento, que acontece nos dias 21, 22 e 23/10, é organizado pelos cursos de Pedagogia e Educação Especial da Universidade, com apoio da Unidade de Articulação Acadêmica de Educação, Humanidades e Artes.
De acordo com a professora Márcia, ainda há uma grande dificuldade na elaboração de instrumentos avaliativos na educação básica para os alunos com necessidades especiais educativas. “A intenção ao trabalhar este tema é colaborar com sugestões para a prática pedagógica, a fim de que cada aluno tenha respeitadas as suas necessidades na sua singularidade, mas também no conjunto da sala de aula, já que ela é completa pela diversidade”.
A partir dos relatos de experiência, Márcia procurou conhecer o trabalho de cada participante para então apresentar diferentes casos de diagnóstico para discussão em grupos. “O objetivo é fazer com que elas pensem no diagnóstico e em como atender as necessidades educativas de alunos que apresentam deficiência, transtornos do desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, entre outros, conforme prevê a legislação vigente”.
Confira a programação desta quarta-feira (23/10)
Oficina: Atendimento ao aluno com autismo
Local: Bloco pedagógico, sala 301, das 14 às 17h
Palestrante: Stela-Maris Bittencourt de Souza, Elaine Correa Passarela, Soraia Terezinha Campos, Simone de Oliveira Elias Medeiros
Oficina: Relatos de experiência e pesquisa: Autismo; Cidadania e o processo inclusivo; A interação dos alunos com deficiência intelectual no recreio escolar; infâncias e deficiência intelectual
Local: Bloco pedagógico, sala 302, das 14 às 17h
Palestrante: Andreia Pereira Figueiredo, Estudantes do PARFOR de Araranguá, Priscila de Medeiros Américo, Josiane Prudêncio
Oficina: Tecnologias assistivas no cotidiano da pessoa com DV
Local: bloco pedagógico, sala 304, das 14 às 17h
Palestrante: Cléia Demétrio
Oficina: Avaliação no cotidiano escolar: sugestões para a prática pedagógica inclusiva
Local: bloco pedagógico, sala 305, das 14 às 17h
Palestrante: Marcia Meurer
Oficina: Libras para iniciantes
Local: bloco pedagógico, sala 306, das 14 às 17h
Palestrante: Maria Conceição
Oficina: Práticas pedagógicas para profissionais que atuam com alunos com deficiência intelectual
Local: bloco pedagógico, sala 307, das 14 às 17h
Palestrante: Joelma Claudino Fortunato Bitencourt
Oficina: Práticas pedagógicas para profissionais que atuam com alunos com deficiência auditiva
Local: bloco pedagógico, das 14 às 17h
Palestrante: César Borba
Oficina: Práticas pedagógicas para profissionais que atuam no SAEDE
Local: bloco pedagógico, sala 309, das 14 às 17h
Palestrante: Keila Aparecida dos Santos
Oficina: Minicurso: Atribuições do profissional de inclusão social
Local: bloco pedagógico, sala 315, das 14 às 17h
Palestrante: Rita de Cássia Cardoso Mendes
Oficina: Entremeios- Vídeos temáticos
Local: Sala de audição do Espaço Integrado de Artes
Horário: 18 às 19h
Palestrante: Coordenação: Marcia Fernandes Rosa Neu
Oficina: Atividade cultural
Local: Auditório Espaço Integrado de Artes
Horário: 19 às 20h
Palestrante: Estudantes do curso de Pedagogia
Palestra: inclusão escolar
Local: Auditório Espaço Integrado de Artes
Horário: 19 às 21h30
Palestrante: Rosangela Machado