22/07/2006

Educação inclusiva será levada a mais 535 municípios

Por Iolando Lourenço

De 24 de julho a 18 de agosto, gestores e educadores de 535 municípios de todas as regiões do país vão participar do programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. O curso, que tem 40 horas de duração, será ministrado por coordenadores das secretarias municipais de educação formados pela Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

De acordo com a coordenadora-geral de Articulação e Políticas de Inclusão da Seesp, Denise de Oliveira Alves, o objetivo da formação é disseminar a política de educação inclusiva e apoiar a transformação dos sistemas municipais de ensino. O Programa conta, atualmente com 144 municípios pólos e totalizará, até o final de 2006, a formação de 4.646 municípios em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A meta é atingir 83,5% dos 5.562 municípios brasileiros.

Cada município-pólo, que fica encarregado da formação em cerca de 40 municípios de sua área de abrangência. Além do repasse orçamentário para a realização da formação nos municípios pólos, a Seesp envia para cada cursista, seja professor, assistente social ou técnico em saúde, coleções, referenciais, ensaios e documentos que tratam da inclusão de alunos em classes regulares. Os pólos que trabalham em parceria com a Seesp recebem também sala de recursos multifuncional com equipamentos e mobiliário para atendimento especializado.

Curso – A formação de gestores e educadores está construída sobre cinco eixos temáticos: inclusão: um desafio para os sistemas educacionais; fundamentos e princípios da educação inclusiva; escola e família: um compromisso comum em educação; educação infantil no sistema inclusivo; e orientações e marcos legais para a inclusão.

Também os eixos temáticos educacionais especializados por tipo de deficiência são trabalhados de acordo com a realidade de cada município.

Calendário – De 24 a 28 de julho, a formação será oferecida em Juazeiro (BA), São Luís e Imperatriz (MA), Parnaíba (PI) e Mossoró (RN); de 26 a 28, em Estrela (RS) e Araçatuba (SP); de 31 de julho a 4 de agosto, em Manaus (AM), Feira de Santana e Vitória da Conquista (BA), Fortaleza (CE), Patos, Pombal e Itabaiana (PB), Belo Horizonte (MG), Sorriso (MT), Altamira e Santarém (PA), Garanhuns (PE), Cruz Alta (RS), Gurupi e Tocantinópolis (TO) e Estância (SE); de 7 a 11 de agosto, o curso será em Sobral (CE), Goiânia e Rio Verde (GO), Floresta (MT) e Porto Alegre (RS); de 8 a 12, em Cascavel (PR), Três Corações (MG); e de 14 a 18, em Jequié (BA) e Curitiba (PR).

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×