19/09/2017

Educação na era digital - Conquista ou Regresso?

Jacqueline Gonçalo

Sem dúvida alguma o jeito de educar vem mudando a cada dia, com a internet tendo se tornado extremamente acessível e o acesso pelo celular facilitar muito as pesquisas de diversos alunos, os professores e instituições de ensino precisam estar preparados não só para manter a atenção de seus alunos durante as aulas, como estarem à frente em informação e inovação educacional.

Hoje o aluno tanto do ensino fundamental, médio e cursinhos tem acesso a muita informação e muitas vezes chega a desafiar os professores mais antiquados. Aqueles profissionais de educação e escolas que não se modernizaram, tendem a não ser mais uma opção na hora de escolher onde e com quem estudar. E atenção, não estamos falando de estrutura de laboratórios ou lousas digitais, estamos falando da forma de educar moderna, que precisa ser muito mais eficiente do que ver vídeos no YouTube por exemplo.

Independente de onde se pretende fazer faculdade, o ensino tanto de nível médio ou cursinho deve ser completo e aproveitar as modernidades digitais para se tornar mais eficiente, nada mais de extensas anotações nos cadernos ou provas que demoram semanas para serem corrigidas. Com a internet como complemento educacional fica mais fácil aprender e ter alcance as mais diversas informações.

Mas essa educação digital moderna não provoca apenas facilidades, ela também desafia o estudante a vencer todas as distrações digitais, músicas, vídeos e sites que oferecem entretenimento à um clique e se prender no que realmente importa não fica mais tão fácil. Diferente de alguns anos atrás que o estudante precisava equilibrar vida social (fora de casa) e estudo, hoje o Whatsapp e redes sociais estão na palma da mão e distraem até os alunos mais dedicados, é preciso ter foco e disciplina para superar as “tentações”.

E esse desafio não é só do aluno, mas também das escolas e cursinhos, os celulares estão nas mochilas e carteiras dos alunos e o desafio aqui é  direcionar o uso correto da internet na sala de aula, não para buscar a resposta de uma tarefa ou para colar na prova, menos ainda para fazer posts no Instagram. A internet deve ser usada para pesquisas, a conquista de informações de maneira rápida e eficiente, o professor e a escola precisam saber como estimular e monitorar o uso da internet, garantindo que o aluno se prepare para as provas e vestibulares com facilidade e modernidade sem se render as distrações.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×