06/07/2020

Educação para o Mundo VICA

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

 

            O mundo tem passado por transformações, e isso também tem acontecido com o processo educativo, pois segundo Giles em seu livro Filosofia da Educação, publicado pela EPU em 1983, o processo educativo consiste em preparar o educando para uma vida essencialmente prática e levando-o a conscientização em relação ao significado real das situações vivenciadas.

            Pitombo em seu livro Conhecimento, valor e educação de John Dewey, publicado pela Pioneira em 1974, complementa ao elucidar que o processo educativo se baseia em uma constância o reorganizar, o reconstruir e o transformar.

            Estas três últimas palavras se fazem necessária para o enfrentamento da volatilidade, pois o mundo está em constante mudança e como dizia Heráclito, ele é um eterno devir.

            Neste devir ficam apenas incertezas quanto ao futuro, mas que poderá ser amenizadas com uma educação promissora, protagônica cognoscente, desenvolvendo no educando sua autonomia, ressaltada por Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa, publicado pela Paz e Terra em 1996, já que para ele, a autonomia é conquistada no momento em que o educando torna-se uma presença no mundo, com o mundo e com os outros. 

            Nesta educação, deve-se trabalhar o pensamento complexo, que segundo Neiva em seu livro Lições Aprendidas, publicadas pela editora Universidade em 2006, deixa claro que o pensamento linear implica em erros e ilusões, o que é complementado por Morin em seu livro Introdução ao Pensamento Complexo, publicado pelo Instituto Piaget em 1990. Segundo Morin (2006, p. 10), a ideia do pensamento simples era controlar e dominar o real, entretanto, cabe ao pensamento complexo, um conhecimento multidimensional, embora um dos axiomas da complexidade está na sua impossibilidade, que se resume no "reconhecimento do inacabamento da incompletude de todo conhecimento", desta forma, é preciso reagrupar saberes de forma a ter uma melhor compreensão do universo, já que acontecimentos devem ser contextualizados visto que as coisas nunca ocorrem de forma separada.

            A ambiguidade deve ser combatida na educação, pois quando fugirmos ao pensamento linear, desenvolveremos um poder de discernimento dando melhor interpretação aos fatos entendendo melhor a intenção de qualquer fala e/ou ato.

            Assim sendo, a educação para o mundo VICA, que é um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo tem o seu cerne na preparação do educando para um futura cada vez mais desafiador, desenvolvendo neste, habilidades que lhe capacitarão a enfrentar o incerto, porém com a confiança de estar totalmente preparado.

            Ele saberá usar as tecnologias necessárias e em contrapartida, não estará dependente delas para suas decisões, pois neste também foi desenvolvido um protagonismo cognoscente e o humanismo necessário para pensar sempre no coletivo e no bem estar geral.

            A escola focará a formação de um homem moderno, o que é corroborado por Souza em seu livro Introdução a Sociologia da Educação, publicado pela Autêntica, 2007, ao definir que o ser moderno é um misto de paradoxo e contradição, pois a pessoa se sente fortalecida pelas organizações burocráticas que são detentoras do poder, controlando, destruindo comunidades, valores, vidas  e em contrapartida, sentir-se compelido a um enfrentamento dessas forças, lutando para uma mudança de seu mundo, transformando-o em nosso mundo.

            Dito isso, Souza ao citar Berman, afirma que a modernidade encontra-se no paradoxo, contradição, ambiguidade, incerteza e angustia, todavia, será um ambiente propício a aventura, poder, alegria, crescimento, autotransformação e transformação de seu entorno, com o intuito de sobrepor a constante ameação de destruição de tudo temos, sabemos e somos.

            Assim sendo, que a educação não se limite apenas a redenção e reprodução da sociedade, mas a sua transformação.

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