Educação para Vida Consciente
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante, Articulista, Colunista, Docente, Consultor de Projetos Educacionais e Gestão do Conhecimento na Educação – www.wolmer.pro.br
A educação nem sempre teve a atenção voltada para ela. No Período Imperial, a escola não era reconhecida como uma instituição que auxiliaria na formação de uma nação, e hoje, sabendo-se deste equívoco, não se consegue formar educandos que façam a diferença quanto ao futuro da nação, pois a mesma esbarra-se ao medíocre e sofrível.
Partindo do pressuposto que o homem se torna humano graças a educação, será através dessa mesma educação que alcançaremos uma evolução consciente, fugindo da mediocridade com uma visão mais holística para o enfrentamento da vida, para poder se viver e não apenas sobreviver.
Vários educadores como Anísio Teixeira, Darci Ribeiro, Paulo Freire dentre outros renomados, viram na educação, a função de formar o aluno não apenas para o trabalho, mas para a vida, focando uma formação integral ultrapassando os limites intelectual e moral, visando não somente a formação de habilidades, mas do caráter e da personalidade social.
Na obra O Mecanismo da Vida Consciente é dito que o homem é um indefeso mental. Isso pode ocorrer devido a sua precária ou quase extinta lucidez intelectual, deixando-se manipular por oportunistas, ou através do véu da ignorância que deixa sua visão opaca ou disforme sobre o discernimento, tornando-o alvo fácil para a manipulação e alienação.
Através da educação protagônica alicerçada pela logosofia, conseguiremos alcançar em nossos educandos, tudo aquilo que lhe é específico, tanto na intelectualidade, afetividade, hábitos, inclusive uma consciência com a natureza e o seu Eu, isso porque o educar é um processo de eterno devir, ou seja, transformação, mudanças que impulsionarão os educandos ao verdadeiro ideal humano, que não se resumirá em um simples contestar da realidade, mas de conviver e socializar com seus pares por uma educação pela vida e para a vida.
A liberdade se dá graças a educação, e será nessa mesma educação que alçaremos longos vôos sobre o domínio das situações e do autoconhecimento.
Com a educação e a logosofia o educador conseguirá o seu aperfeiçoamento e concomitantemente o de seus educandos, isso porque este aperfeiçoamento ocorrerá de forma ativa e fecunda de forma promissora para uma evolução consciente.
Mediante essas informações, percebe-se que o educador exerce uma forte influência sobre seus educandos. Suas atitudes nos remete a de um sacerdócio, que se dá com sacrifícios e amplo entendimento das amarguras e reveses das vidas de seus tutelados.
Quanto a isso, é notória a percepção de que ser educador não se limita apenas a ministrar suas aulas, é preciso fazer uso de uma escuta pedagógica, de uma observação mais holística e de um amor ao ato de educar, não apenas com informações inseridas muitas das vezes em livros nem sempre aceitos pelos professores, mas que estes fazem uso devido a obrigatoriedade do sistema.
Ser educador, é ser exemplo vivo para seus educandos. É dar significado a sua vida e perceber que aquela criança tem mesmo um futuro promissor, e cabe a ele auxiliá-lo na busca do conhecimento e da evolução consciente.