20/04/2012

Educação Pública: Teoria do Conflito

Por Wolmer Ricardo Tavares[1]

Não tem como falarmos da Teoria do Conflito sem citarmos Karl Marx que teve suas noções de mudanças alicerçadas com as idéias do filósofo Hegel que desenvolveu o conceito de dialética.

A teoria do conflito se baseia em dois lados, em uma a classe explorada e a outra a classe dos exploradores. A primeira vê como benéfica a mudança no sentido de equidade e a outra classe teme essa equidade, pois, ela sairá de um momento de comodidade fazendo-a resistir e até mesmo neutralizar tais mudanças.

 

A classe dominante, representada pelos políticos corruptos e corruptores, e também representada pelos empresários, detém o poder e representam uma minoria de nossa sociedade, procurando perpetuar ainda mais a sua soberania, para assim continuarem no topo da pirâmide social, ditando regras e “inventando” leis que os beneficiem e os perpetuem nesse poder.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×