28/06/2023

EJA e EPT são destaque no 11º Webinário de Especialistas

Escolas mais inclusivas, oferta de ensino profissional e tecnológico e uma política nacional para a educação de jovens e adultos foram algumas das propostas dos especialistas

O Ministério da Educação (MEC) realizou na segunda-feira, 26 de junho, o 11º Webinário com Especialistas, o penúltimo do ciclo de debates que fazem parte da programação da Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio, instituída pela Portaria nº 399/2023. Participaram do encontro a representante dos Fóruns da EJA do Brasil, Rita de Cássia Gonçalves; a diretora da Rede Nacional de Aprendizagem e Inclusão Social (Renapsi), Rayane Monteiro; a chefe de Educação do Unicef Brasil, Mônica Dias. Mauricio Holanda Maia, secretário da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do MEC, participou da abertura do webinário, que foi mediado pelo professor Luiz Roberto Alves, da Universidade de São Paulo (USP).  

A professora Mônica Dias fez algumas propostas para a melhoria do novo ensino médio. Dentre elas a necessidade de uma coordenação nacional que dialogue com os entes federativos acerca do conteúdo novo ensino médio, de modo que o estudante que se mude para outro estado não encontre dificuldades em dar prosseguimento aos seus estudos. A outra proposição é a necessidade de cuidar da formação de professores e gestores, para que seja oferecida uma escola mais acolhedora. “Assim, atenderíamos ao pedido de estudantes ouvidos em uma pesquisa, que é uma escola mais segura e inclusiva”, destacou a professora Mônica.  

Rayane Monteiro destacou a importância da formação profissional para os estudantes do ensino médio, alinhada à necessidade do mercado de trabalho. “É preciso criar um modelo profissionalizante para os jovens”, frisou. Ela lembrou que dados apontam que 42% desses estudantes abandonaram os estudos para trabalhar, muitas vezes em ocupações informais. “Precisamos unir forças para gerar oportunidades para esses jovens”, destacou.  

Já a representante dos Fóruns da Educação de Jovens e Adultos, Rita de Cássia, disse em sua participação que o novo ensino médio precariza a EJA. “É necessária uma política nacional da EJA, que reconheça o direito à educação para todas as pessoas. Também é preciso que haja uma chamada pública para a EJA, pois muitas pessoas não sabem que ela existe”, explicou.  

Agenda – os webinários com especialistas são transmitidos pelo canal do MEC no YouTube. Todo o conteúdo está disponível para a população. O próximo, e último webinário, acontecerá na segunda-feira, 3 de julho, às 19h. 

Consulta Pública– a Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio tem como objetivo consultar toda a sociedade e a comunidade educacional para a coleta de subsídios, que possibilitarão a tomada de decisões pelo MEC sobre os atos normativos que regulamentam o ensino médio. A programação inclui: coleta pública de contribuições, por meio da Plataforma Participa + Brasil; Ciclo de Webinários com Especialistas; Ciclo de Seminários “Diálogos sobre a educação básica – ensino médio”, com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); consulta on-line com estudantes, professores e gestores;  revisão sistemática de produção científica sobre o tema; seminário presencial com estudantes; audiências públicas com Fórum Nacional de Educação (FNE), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), além de um ciclo de reuniões com 30 entidades do FNE.  A programação completa está disponível na página do MEC sobre a consulta pública.   
 
 

  Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sase - 27.06.2023

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×