Enare: inscrições para o exame de residência crescem 56%
O Exame Nacional de Residência (Enare) 2025 registrou 138.974 inscritos, um recorde dos últimos anos. O número representa um crescimento de 56% em relação à edição de 2024, que contou com mais de 89 mil inscritos — número que já havia superado a edição de 2023 em 30,4%. O Enare é coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
A edição de 2025 do exame será composta por uma única etapa obrigatória, eliminatória e classificatória: uma prova objetiva que corresponderá a 100% da nota final do candidato. Uma das principais novidades deste ano é a integração do Enare com o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Ebserh. O Enamed é obrigatório para estudantes de medicina que estão concluindo o curso. Eles poderão optar por usar a nota obtida para concorrer a vagas em programas de residência médica de acesso direto pelo Enare. Médicos já formados também podem fazer o Enamed para disputar essas vagas.
Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o Enare já é um sucesso em 2025. “Quase 139 mil inscritos, sendo 51 mil para residência uni e multiprofissional, contemplando 15 profissões da área da saúde, e 87 mil para residência médica. Desses, mais de 80 mil farão as provas de acesso direto via Enamed, essa importante estratégia de avaliação da formação médica no país, que se potencializa com o Enare", afirma.
Pela primeira vez, o exame contará com a participação de instituições privadas com ou sem fins lucrativos, além das públicas. Essas instituições devem ofertar programas de residência reconhecidos pelo MEC, com vagas autorizadas e bolsas financiadas. As informações completas sobre as instituições participantes, vagas e editais estão disponíveis na página do Enare.
Provas – A aplicação das provas ocorrerá no dia 19 de outubro. Para os programas de residência médica de acesso direto, a prova será o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), aplicada pelo Inep em mais de 220 municípios. Já para os programas de residência médica com pré-requisito e para as residências uni e multiprofissional, a banca responsável será a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com aplicação em 60 cidades.
Os candidatos do Enare concorrerão a 11 mil vagas nas modalidades de residência médica, uni e multiprofissional em 235 instituições. O número de vagas cresceu 28% em comparação com a última edição.
Ebserh – Vinculada ao MEC, a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Ebserh - 21.08.2025