30/09/2014

Encontro discutirá panorama da pesquisa em matemática

3º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação reunirá cientistas, professores e estudantes a partir desta terça (30)

 

A Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP), irá receber a partir desta terça-feira (30), o 3º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação, promovido pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP). O encontro segue até 1º de outubro.

Nesta edição, a matemática é o foco principal da programação, que inclui palestras, discussões e publicações. A abertura será feita pelo premiado matemático alemão Günter M. Ziegler, professor e pesquisador da Freie Universität Berlin.

As inscrições, que devem ser efetuadas através do site da DWIH-SP, são gratuitas e voltadas para cientistas, professores, estudantes – sobretudo - de pós-graduação, e gestores de ensino, além de profissionais de inovação e representantes de empresas.

Painéis e palestras

O Diálogo será dividido em dois painéis. O primeiro, intitulado 'Dynamical Phenomena in Complex Networks', tem como ponto de partida a investigação de fenômenos da natureza, como o clima e o sistema neurológico do ser humano, por meio de sistemas complexos interdisciplinares.

Nas palestras, serão apresentadas pesquisas de um grupo teuto-brasileiro formado por físicos, matemáticos, biólogos, climatologistas e geólogos s e fomentado pela Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Já no painel 'Equações para uma matemática atraente', os palestrantes apresentam propostas inovadoras e medidas com o propósito de aumentar o interesse dos alunos pela matemática - um dos maiores desafios para pesquisadores alemães e brasileiros. Os métodos ainda tendem a estimular a formação de jovens e suprir a escassez de mão de obra nas áreas da matemática, informática, ciências naturais e tecnológicas.

Entre os participantes internacionais, estão Brigitte Lutz-Westphal, da Freie Universität Berlin, e Jürgen Kurths, da Humboldt-Universität Berlin e do Potsdam Institute for Climate Research.

Entre os representantes do Brasil, destaque para Ricardo Karam, que atualmente conta com bolsa de pesquisa na Universität Hamburg, José Antonio Marengo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e de Marcelo Viana da Silva, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e Sociedade Brasileira de Matemática.

Fonte: Fundação Capes 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×