09/04/2015

Encontro orienta coordenadores estaduais sobre coleta de dados

"O Censo da educação básica é fundamental para a aplicabilidade das políticas públicas relacionadas à educação no país." A afirmação é do diretor de estatísticas educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Carlos Eduardo Moreno, ao dar início ao encontro de coordenadores estaduais do Censo Escolar e do programa Mais Educação, esta semana, na sede do Inep, em Brasília.

O evento, realizado entre 6 e 9 de abril, teve como objetivo preparar os representantes dos estados para a coleta de informações do Censo de 2015. Como novidade, serão incluídos dados sobre educação a distância. O alinhamento das respostas no sistema on-line Educacenso e a fidelidade das informações contribuem para a melhor distribuição de recursos da União a estados e municípios.

Durante o encontro, representantes do Ministério da Educação (MEC), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da equipe técnica do Inep detalharam os procedimentos e tiraram dúvidas sobre os espaços de preenchimento do Censo Escolar. "Queremos os dados cada vez mais qualificados e, para isso, precisamos que o entendimento dos campos e seus conceitos sejam uniformes", observou Célia Gedeon, coordenadora do levantamento. "O Censo é um dos principais produtos que o Inep oferece à sociedade."

O coordenador-geral de educação integral do MEC, Leandro da Costa Fialho, lembrou que as escolas devem preencher, no Educacenso, o campo referente ao programa Mais Educação. A medida proporciona avanço na política pública de educação integral. Fialho ressaltou também a necessidade de os dirigentes dos sistemas de ensino e diretores das escolas estarem suficientemente esclarecidos sobre a importância do Censo. "Os números são grandiosos: cerca de 190 mil escolas, onde estudam 50 milhões de alunos, cerca de 5 milhões deles em tempo integral", destacou.

Ao fim do encontro com os coordenadores, Célia concluiu que o Censo Escolar é muito mais do que uma contagem de alunos. "Não são números frios; existe humanidade no Censo", afirmou. O levantamento retrata a concretização da educação como a trajetória regular do estudante — o acesso, a permanência, a promoção e a conclusão do ensino, além do aprendizado.

Censo Escolar – É o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.

Programa Mais Educação - Instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do MEC para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da educação integral.

INEP

 

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