11/05/2005

Encontro regional do Pronera discute educação e reforma agrária

Para discutir a educação no campo, foi iniciado nesta segunda-feira (9), em João Pessoa (PB), o I Encontro do Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (Pronera) da Região Nordeste, que se realiza até o dia 11 no Espaço Cultural José Lins do Rego. Na abertura, a coordenadora do programa, Mônica Castagna Molina, destacou a parceria realizada com mais de 50 universidades públicas federais e outros 170 convênios, o que, segundo ela, vem a contribuir com a elevação das condições de vida dos assentados.

“O desafio hoje é construir a educação no campo. Melhorar a qualidade de vida através do ensino. Afinal, é a educação ainda o mais forte sinal de desenvolvimento de um país e nós estamos juntos buscando, depois do acesso à terra, manter viva a chama essencial para tirarmos milhões de brasileiros da linha da pobreza através do ensino”, declarou Mônica.

A abertura do evento contou com a participação da viúva do primeiro presidente das Ligas Camponesas, João Pedro Teixeira, assassinado em abril de 1962. Elizabeth Teixeira, aos 80 anos, destacou os frutos que a reforma agrária pode gerar. “Sofri muito com a perda do meu marido e filhos. Mas vejo hoje, através de vocês, jovens educando, que temos também bons frutos dessa reforma educativa que gera arte e cultura”, disse Elizabeth.

O encontro do Pronera está sendo organizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com o governo do estado e com o apoio do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Fundação Banco do Brasil e INEP/MEC. Mais de 2000 pessoas dos nove estados do Nordeste participam. Representantes do MST, Contag, Fetape e professores prestigiaram a abertura do encontro.

A região do Sub Médio São Francisco está presente no encontro com cerca de 50 pessoas. Entre eles, a Comunidade do Quilombola Conceição das Crioula, de Salgueiro que expõem artesanato durante a Feira de Arte e Cultura da Reforma Agrária, que também está sendo realizada no Espaço Cultural.

Palestras
Nesta terça-feira (10), está programada a palestra O que é ser um Educador do Povo e Reflexões Projetivas sobre as Experiências dos Cursos do Pronera, além da realização de várias mesas com o tema Formação de Educadores e Profissional. “Estamos hoje presenciando uma revolução no processo educativo”, destacou o Padre Ermino Camona.

O tema Educação do Campo: direito nosso, dever do estado, será apresentado no último dia do evento (11), pela professora da USP, Maria Clara Di Pierro e representantes do Consed e da Undime. No final, os participantes redigirão um pacto de compromissos por estado.
Para o superintendente regional do Incra na Paraíba, Júlio Cezar Ramalho, a alfabetização dos homens, mulheres e crianças, o acesso deles a cursos técnicos e profissionalizantes e a elaboração de uma educação do campo adaptada à vida do agricultor, com suas necessidades e especificidades, originadas do ciclo agrícola, são necessárias para fazer do homem do campo cidadão. “Essas três diretrizes são a base da política de reforma agrária do governo Lula, onde se combinam qualidade e quantidade”, afirma Ramalho.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×