Enem: divulgados locais de prova em Belém, Ananindeua e Marituba
Os inscritos que farão o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2025 nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, já podem conferir o Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante. A aplicação ocorrerá em data diferenciada nos três municípios em decorrência da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O documento foi divulgado na segunda-feira, 17 de novembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Em 30 de novembro, acontecerá o primeiro dia do Enem 2025 para os inscritos nos referidos municípios, quando os participantes farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de redação. O segundo dia de provas ocorrerá em 7 de dezembro, com questões de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.
Inscritos do Pará – O estado do Pará teve mais de 289 mil inscrições confirmadas, das quais mais de 34 mil são de participantes autodeclarados pretos e 2 mil de indígenas. Mais de 63 mil inscritos do estado são concluintes do ensino médio público. Os dados são do Painel do Enem, disponibilizado no portal do Inep.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep - 18.11.2025