Enformados, Informados e (Trans)formados
O início de um ano letivo é sempre um tempo de surpresas, descobertas, novidades, incertezas. Para algumas crianças será a primeira oportunidade de pisar no chão de uma sala de aula, e para estas, estes sentimentos são ainda mais fluentes. Gera-se um clima de ansiedade, suspense, quase magia. Uma expectativa que se transfere também para a família, que está apresentando seu rebento a um novo mundo, a um novo lar. É algo realmente humano, este momento de mudança na vida de centenas de crianças.
Muitas outras, entretanto, retornarão a mesma rotina que freqüentam há anos. Nem sempre este retorno se reveste de bons sentimentos. Alguns chegam a afirmar que estão reiniciando a batalha, como se travassem uma verdadeira guerra contra aquilo que outrora se revestia de magia. Para muitos a magia se foi, o encantamento virou monotonia, o saber deixou a face da descoberta e ocupa a do fardo. Alguns retornam para repetir àquilo que não foram capazes de fazer no passado. Evidentemente, isto não exclui muitos educadores que somam décadas de trabalho e alguns dias de experiência. Aqueles que retornam para cumprir mais um passo em direção à aposentadoria.