22/01/2018

Engenharia Ambiental x Ciência Ambiental: quais as diferenças

A hora de escolher uma faculdade sempre gera muitas dúvidas, afinal há uma infinidade de cursos a disposição. Tanto nas universidades públicas quanto nas privadas, a oferta de diferentes cursos cresce a cada ano. Hoje vamos falar sobre as diferenças entre duas áreas de estudo, a engenharia ambiental e a ciência ambiental e as possibilidades no mercado de trabalho.

Além de te dar algumas dicas de como você pode se especializar para se tornar um profissional melhor, vamos lá?

Engenharia Ambiental: É um curso da área de exatas, pois sua grade curricular possui uma forte base em matemática, química e física. É função do engenheiro desenvolver tecnologias e aplicá-las no meio ambiente, de forma a protegê-lo dos danos causados pelo homem. Por exemplo, é responsável por projetar sistemas de tratamento e distribuição de água, controle da poluição do ar e solo, além de fiscalizar o sistema de tratamento de esgoto e descarte de resíduos.

Ciência ambiental: O curso habilita o profissional a diagnosticar e propor alternativas para problemas ambientais locais, regionais ou globais. Na faculdade abrange tanto as ciências naturais quando as sociais. Com aulas de física, química, biologia, economia, política e antropologia.

 

Invista em especialização

Porém, apenas ter uma formação superior pode não ser suficiente para o mercado de trabalho. Tanto o engenheiro ambiental, quanto o cientista são essenciais para a sociedade, e por isso sua formação deve ser a melhor possível. Além do fato de que o mercado de trabalho está cada dia mais exigente.

As grandes empresas e instituições tendem a valorizar quem está mais preparado e diante desse cenário é importante se especializar. Uma boa opção são os cursos de pós-graduação, que são voltados para quem procura desenvolver suas competências e habilidades específicas dentro de sua área de conhecimento. Outra possibilidade é continuar na faculdade, fazendo mestrado ou doutorado.

A vantagem dos mestrandos e doutorandos é o acesso a conhecimentos e tecnologias de última geração pois, algumas instituições só dão essa permissão a quem tem vínculo profissional ou estudantil com essas faculdades. Essas duas formações também permitem que você se habilite para lecionar, caso seja uma área de interesse.

Conhecimento nunca é demais, e o estudo é algo que te faz evoluir, pessoalmente e profissionalmente. Por isso é tão importante que você se especialize, independente de qual for a faculdade que escolher.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×