30/07/2013

Ensino de Matemática com Uso de Agentes Pedagógicos e Jogo Interativo Auxiliado por Objeto de Aprendizagem


Leandro Palha de Oliveiraa; Juliano Schmiguelb; Laura Marisa Carnielo Calejonc; Ronaldo Willian Reisd

aUniversidade Cruzeiro do Sul (Rua Galvão Bueno, 868 São Paulo – SP)

bUniversidade Cruzeiro do Sul (Rua Galvão Bueno, 868 São Paulo – SP)

cUniversidade Cruzeiro do Sul (Rua Galvão Bueno, 868 São Paulo – SP)

d Faculdade de Tecnologia de Osasco

Resumo: Este trabalho apresenta o estudo de uma abordagem de ensino de matemática, baseada no uso de agentes pedagógicos e Quiz. Tem por objetivos ampliar a compreensão da eficiência destes recursos neste contexto, além de criar um referencial de pesquisa. As atividades foram conduzidas por um objeto de aprendizagem representado por um programa de computador, com ênfase aos seus recursos audiovisuais e sua capacidade de interação. Os agentes pedagógicos representam um instrumento na condução dos assuntos, em substituição à exposição tradicional de conceitos. O jogo representa a finalização do processo de exposição de cada assunto, proporcionando aos participantes um tipo de interação que trabalha os tradicionais exercícios de fixação através da linguagem de perguntas e respostas, com atribuição de pontos e declaração de vencedores. Analisando os resultados, pode-se constatar a evolução dos alunos no decurso do processo, em que há a oportunidade de aprimoramento dos recursos utilizados. Ao final, podem-se fazer inferências a respeito da viabilidade da aplicação, levando em consideração os resultados obtidos que confirmaram a melhora da aprendizagem de matemática nos aspectos analisados com o uso da abordagem proposta, comprovada pelas avaliações positivas registradas nas pesquisas de dissertação livre e nos diários de acompanhamento.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×