24/11/2004

Equipe da UNICAMP é a campeã da Maratona de Programação


O time campeão da final brasileira da Maratona de Programação, que aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro, em São Paulo (SP), pertence à Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A equipe é formada por Alberto Miranda, Renato Sousa e Thiago Hirai, o coach (treinador) é Vinicius Fortuna.
A equipe vencedora da competição, promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), participa das finais mundiais do Concurso de Programação da ACM, o International Collegiate Programming Contest, que acontece em abril de 2005, em Shangai (China).
As equipes que levaram as medalhas de ouro foram:
IC Unicamp 1: Alberto Miranda, Renato Sousa e Thiago Hirai, coach Vinicius Fortuna.
UFRJ Frost Byte: Debora da Silva, Thatiana de Oliveira, Tiago Mota, coach Pedro Demasi.

ITA Naves Bros: Carlos Stein Naves de Brito, Daniel Lelis Baggio, Humberto Silva Naves, coach Armando Gouveia.
A prata foi para os times:
IME USP A: Carlos Cardonha, Guilherme Silveira, Marcel Silva, coach Aritanan Gruber.

UnB 1337: Diego Aranha, Edans Sandes, Victor Ribeiro, coach Wagner Teixeira da Silva.

IME USP B: Fabiano Sato, Wendel Scardua, Xieli Zhaofu, coach Aritanan Gruber.
A medalha de bronze foi conquistada pelas equipes:
ITA QUiche Eaters: Daniel Massaki Yamamoto, Davi Figueiredo, Shridhar Jayanthi, coach Armando Gouveia.

CIn UFPE: Gustavo Carvalho, Marcos Silva, Renato Ferreira, coach Katia Guimarães.

IC Unicamp 5: Rafael Henrique Souza, Ribamar Souza, Thiago Silva, coach Vinicius Fortuna.

UFRN HDD 1: Daniel Rocha, Diego Oliveira, Herbert Duarte, coach David Deharbe.
Etapa inicial No dia 2 de outubro aconteceu a primeira fase da Maratona de Programação, que contou com a participação de 161 times de 83 instituições de ensino superior do país. A etapa inicial foi realizada em 14 cidades-sede: Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Campina Grande, Campinas, Campo Grande, Cascavel, Fortaleza, Manaus, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Rio Grande, São Paulo e Uberlândia.
Estiveram representados 17 estados brasileiros. São Paulo foi representado por 57 participantes, seguido de Minas Gerais com 21, e Santa Catarina com 10. O número de times cresceu em mais de 35% em relação ao ano passado.

A competição A Maratona de Programação é dirigida a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação em Computação (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação). A competição promove a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca por novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
Os times são compostos por três estudantes que têm 5 horas para resolver o maior número possível dos problemas propostos durante a competição. Para vencer a batalha contra o relógio, os alunos têm à disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais).
No início da competição, as equipes recebem os problemas que devem ser resolvidos (de 6 a 10). Nos enunciados das questões constam exemplos, mas os competidores não têm acesso às instâncias testadas pelos juízes. A cada submissão incorreta de um problema é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.
Mais informações em: http://maratona.ime.usp.br/.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×