02/02/2016

Escola Bosque tem taxa de adesão superior a 35% após completar o primeiro ano de programa bilíngue da International School

Escola_bosque

Sempre em busca de propostas educativas inovadoras que atendam às especificidades do desenvolvimento cultural e tecnológico de seus alunos, a Escola Bosque, instituição de ensino presente há 44 anos na zona sul da capital paulista, reafirmou seu pioneirismo ao adotar o método de ensino bilíngue da International School. O programa International School Bilingual, primeiro método de ensino bilíngue do mundo a utilizar kits LEGO® Education em seu material didático, passou a ser oferecido como opção no início de 2015 para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, com uma adesão imediata de 30% dos discentes. Em 2016, a escola passou a oferecer o programa também para os alunos do Ensino Fundamental II e, até o início de janeiro, as matrículas para o programa bilíngue já superavam 35% de alunos.

De acordo com a diretora pedagógica da Escola Bosque, Sílvia Scuracchio, uma das razões do sucesso do programa foi seu processo de implementação

rápido. “Tudo veio muito organizado e estruturado por parte da International School. Iniciamos o projeto bilíngue no dia 20 de janeiro de 2015, mas em novembro de 2014, a International School já havia enviado todo o material de divulgação e subsídios para a reunião de apresentação do programa aos pais”, explica.

Rone Costa, Gerente Geral da International School, ressalta que o programa bilíngue foi concebido de forma a oferecer suporte completo tanto aos alunos e professores, quanto aos gestores escolares. Por isso, além do método e dos kits Lego, a International School assumiu também o processo seletivo dos professores e a formação desses profissionais. O tempo entre a preparação dos professores e o início dos trabalhos foi de menos de 30 dias. “Fazemos um acompanhamento constante e contínuo por meio de nossos coordenadores. Logo após o treinamento intensivo com os professores, nossa equipe observa a sala de aula e pontua cada profissional, levantando os aspectos que devem ser aprimorados. Essa abordagem individualizada é muito eficaz e contribui para que o processo seja rápido e bem sucedido”, ressalta Costa.

A diretora acrescenta que a adoção de um método como o da International School, elaborado por especialistas, facilita a implantação, monitoramento e a entrega de resultados. “Por mais que as escolas tenham know-how em sua área de atuação, um programa bilíngue possui características específicas que devem ser orientadas e conduzidas por profissionais da área”.

Ao ser desenvolvido, o International School Bilingual Program levou em conta referências práticas e pedagógicas semelhantes aos métodos de ensino bilíngue avançados e bem sucedidos de instituições educacionais internacionais. Com o método, a criança é submetida a uma imersão na língua inglesa e passa a aprender as disciplinas que compõem o programa curricular em inglês, com a possibilidade de participar de exames para certificação internacional (Cambridge English – FCE até a conclusão do Fundamental II).

A diretora pedagógica da Escola Bosque atribui o sucesso da iniciativa à transparência com que o projeto foi tratado com os pais e alunos da instituição, que puderam avaliar a qualidade da proposta, seu alcance e os benefícios que proporcionarão. “Os alunos adoram o programa. É fascinante testemunhar como eles estão motivados e o principal, permaneceram motivados no decorrer de todo o ano letivo. Se considerarmos que as aulas são ministradas logo após o período regular, num momento em que os alunos já estão mais cansados, e mesmo considerando períodos intensos como o final de semestre ou de ano letivo, notamos que a motivação e alegria dos alunos para frequentar as aulas bilíngues foi constante. Eles estavam sempre felizes e animados nas aulas. Os pais também nos deram este retorno, confirmaram que as crianças adoraram as aulas bilíngues”, completa.

Segundo Rone Costa, o que torna o programa atraente aos alunos é o fato de promover o ensino por meio das línguas e não apenas a língua. “A interdisciplinaridade é o grande diferencial para o sucesso do International School Bilingual Program. Disciplinas como, Matemática, Ciências, Geografia e Robótica dialogam com o ensino da língua inglesa”, ressalta.

Um ano após a adoção da nova proposta educacional, a direção da Escola Bosque sentiu mais interesse por parte dos novos pais e maior fidelização dos alunos já matriculados. “O maior benefício da adoção do programa é a possibilidade de oferecer um diferencial importante na formação além de promover a fidelização dos alunos. Além de nos destacarmos em relação a outras boas escolas, conquistamos a confiança dos pais porque estamos oferecendo um programa sério, com resultados concretos e tangíveis” finaliza Scuracchio.

A Escola Bosque é uma instituição de ensino que atua há mais de quatro décadas na cidade de São Paulo. Tem como principal característica uma proposta pedagógica diferenciada, com metodologia baseada em projetos que abordam temas atuais e de relevância mundial a favor da compreensão internacional e do desenvolvimento sustentável. Escola associada à UNESCO, tem como missão ser um laboratório de ideias e abordagens diferenciadas para uma educação de qualidade.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×