23/06/2004

Estação Ciências de São Paulo apresenta programação especial para as férias


As crianças que não forem viajar nas férias podem aproveitar para curtir a cidade e aprender brincando. Na Estação Ciência, aquelas disciplinas consideradas chatas pela maioria dos alunos acabam sendo ensinadas de forma divertida. Física, Química, Matemática e Biologia são vivenciadas na prática pelo público, através de exposições interativas e a ajuda de monitores, estagiários que dão verdadeiras aulas.

Localizada no bairro da Lapa, em São Paulo, a Estação Ciência alia cultura, ciência e lazer num único espaço. O público que visitar a Estação Ciência nas férias irá se divertir com novas exposições, como a do "Allosauros e Pterossauros - Momentos da Vida Primitiva", que traz as réplicas dos esqueletos desses dois animais e ainda fósseis de plantas e vídeos sobre os seres que habitaram a Terra há milhões de anos.

Além dessa nova exposição, o público poderá acompanhar as exposições antignas, como a "Corpo Humano", que conta com elementos lúdicos para as crianças, tais como bonecos de pano, e exibe modelos plásticos que revelam os sistemas e a anatomia do corpo humano, além disso exibe também aparelhos para medição do corpo humano e um medidor de saltos; "Urbanismo", que além de com novos mapas de localização, mostra leds (pequenas lâmpadas) na maquete para indicar os principais pontos da cidade e locais de interesse geral dos visitantes, e uma foto aérea ampliada da cidade de São Paulo que permite aos visitantes se divertir tentando achar lugares conhecidos.

No espaço de física, crianças, jovens e adultos vão se supreender com as atividades preparadas especialmente para o público. O próprio visitante é convidado a "produzir" energia através da transformação de uma energia mecânica em energia elétrica.

Há ainda área de Matemática, com uma exposição interativa que conta com cerca de 100 experimentos. Na área de biologia, o público poderá ver aquários de água salgada e água doce, mostrando alguns dos peixes de nossos rios e uma rica amostra de peixes e outros animais marinhos.

Aqueles que apreciam geografia têm um espaço completo, com painéis, Atlas, mapas e um globo terrestre. Além disso foi desenvolvida uma grande maquete de uma bacia hidrográfica, com água corrente representando rios principais e afluentes, e represas. Na área de Meteorologia há maquete contendo vários aparelhos de captação e medição de dados meteorológicos.

Há ainda instrumentos instalados na Estação Ciência, que permitem o monitoramento do tempo de forma contínua, com dados de pressão, temperatura, umidade, etc. As previsões calculadas pelo CPTEC-INPE também estão disponíveis através de computadores.

A área de exploração de Petróleo, tem especial destaque com maquetes ilustrativas sobre extração, transporte e refino. A história da exploração de petróleo no Brasil também é ilustrada com uma exposição, inaugurada em 2003, que tem como destaque uma "plataforma" de petróleo, na qual o visitante dispõe de um espaço para consulta de material bibliográfico relacionado à área, através de livros, vídeos e CDRoms.

Mais informações pelo telefone (11) 3675.8828 ou pelo site www.eciencia.usp.br

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×