Estado assina termo de cooperação com universidades da Baixada Santista
O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quarta-feira protocolo de intenções entre as universidades e faculdades particulares da região e o Estado, que contempla a bolsa universidade, projeto elaborado dentro do Programa Escola da Família para facilitar o acesso de jovens ao ensino superior de forma gratuita.
Atualmente, cerca de 290 faculdades/universidades estão cadastradas no Programa. As bolsas são concedidas pela Secretaria da Educação em convênio com as universidades/faculdades particulares. A Secretaria oferece 50% do valor das mensalidades, limitado a um teto máximo de R$ 267,00, e as instituições de ensino complementam os 100%. Os classificados passam por treinamento, e trabalham 16 horas em cada fim de semana.
O governador lembrou que este ano na região foram liberadas 250 bolsas e em 2004 serão mais mil. “Os universitários devolvem a bolsa à sociedade através do seu esforço. E ao mesmo tempo garantem o aprendizado e o diploma”, afirmou. As instituições que irão participar do programa na Baixada são: Centro Universitário Monte Serrat, Faculdade Bertioga, Faculdade de Tecnologia de São Vicente, Faculdade do Guarujá, Faculdade Integração, Faculdades Integradas do Vale do Ribeira, Universidade Católica de Santos, Universidade de Ribeirão Preto, Universidade Metropolitana de Santos, Universidade Paulista, Universidade Santa Cecília e Faculdade do Litoral Sul Paulista.