16/04/2014

Estão abertas as inscrições para eleições do Conjuve

Cnj

Os novos integrantes do Conselho Nacional de Juventude serão escolhidos para mandato de dois anos, mediante eleição direta   

 

O edital de convocação da assembleia de eleição de representantes da sociedade civil do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) foi publicado nesta quarta-feira (16). Os novos integrantes do Conselho serão escolhidos para mandato de dois anos, mediante eleição direta, e os cargos de presidente e vice-presidente são alternados, a cada ano, entre governo e sociedade civil.

Nesta eleição, as principais novidades é a informatização das inscrições, que devem ser efetuadas pelo site doParticipatório.

O novo processo eleitoral foi definido na última Reunião Ordinária do Conjuve, que aconteceu em Brasília (DF) nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Interessados podem acessar o edital e também se inscrever via internet.

Conjuve

O Conselho Nacional de Juventude foi criado em 2005 pela Lei 11.129, que também instituiu a Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O Conselho tem, entre suas atribuições, a de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.

Atualmente o Conjuve é composto por 1/3 de representantes do poder público e 2/3 da sociedade civil, contando, ao todo, com 60 membros, sendo 20 do governo federal e 40 da sociedade civil. A representação do poder público contempla, além da Secretaria Nacional de Juventude, todos os ministérios que possuem programas voltados para os jovens; a Frente Parlamentar de Políticas para a Juventude da Câmara dos Deputados; o Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude; além das associações de prefeitos. Essa composição foi estruturada para que as ações sejam articuladas em todas as esferas governamentais (federal, estadual e municipal).

O Conselho conta com representantes dos movimentos juvenis, organizações não governamentais, especialistas e personalidades com reconhecimento público pelo trabalho que executam nessa área. Os integrantes do Conselho vão desde membros do movimento estudantil à rede de jovens ambientalistas; de jovens trabalhadores rurais e urbanos a negros, indígenas e quilombolas; de jovens mulheres a jovens empreendedores; de representantes do hip hop e integrantes de organizações religiosas. 

Fonte: Secretaria Nacional da Juventude

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×