19/04/2014

Estudante exalta experiência no Parlamento Juvenil

Parlamento Juvenil do Mercosul é formado por estudantes da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia e Colômbia  

 

Representante de Mato Grosso do Sul no Parlamento Juvenil do Mercosul no período 2012-2014, Letícia Catellan Silva assegura que a experiência proporcionou conhecimentos em níveis social e pessoal. Ela diz ter agora capacidade de ouvir os colegas e de entender o sistema educacional do seu estado e do País. “Tornei-me mais consciente e participativa, analiso mais criticamente a sociedade e, ao mesmo tempo, tenho noção mais clara de meus direitos”, afirma.

Aluna em período integral do segundo ano da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, em Campo Grande (MS), Letícia foi uma das três vencedoras da primeira etapa de concurso de redação promovido pela Secretaria de Educação do estado.

O tema foi A Juventude e o Ensino Médio que Queremos. A estudante já conhecia o significado de parlamento, pois atuou como deputada estadual no projeto Parlamento Jovem de Mato Grosso do Sul. Segundo a estudante, foi possível elaborar projetos de lei de circunscrição estadual para atender demandas sociais.

Com essa experiência e com o apoio da família, Letícia partiu para a etapa nacional, em Brasília. “Ninguém se conhecia. Cada candidato pôde expor suas perspectivas e falar um pouco de si, mostrar seu potencial”, relata. As eleições ocorreram depois de dois dias de debates sobre inclusão educativa, gênero, direitos humanos, jovens e trabalho, integração latino-americana e participação cidadã, temas que compõem o eixo temático do Parlamento. “Foi uma eleição muito justa e democrática”, avalia.

Desde então, a estudante vem aprimorando as habilidades discursiva e comunicativa e adquirindo embasamento com projetos e pesquisas sobre a realidade da educação na América Latinha. Letícia vê a política na área internacional do Mercosul como fator primordial para um mundo globalizado. “O importante é que os políticos não foquem apenas em questões econômicas, pois em se tratando de uma sociedade, devemos dar prioridade às pessoas”, afirma.

Encontros

Estudantes na faixa etária 14 a 17 anos matriculados no primeiro ou no segundo ano da rede pública de todo o País podem participar das eleições para o próximo Parlamento Juvenil do Mercosul, biênio 2014-2016.

Cada unidade da Federação selecionará três estudantes para o encontro nacional, em Vitória (ES), de 4 a 7 de junho. Nesse encontro, será eleito para o Parlamento Juvenil um representante de cada estado e do Distrito Federal.

A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) estabeleceu prazo até 15 de maio para que as secretarias de Educação estaduais e a do DF enviem os nomes dos estudantes que concorrerão na etapa nacional. Caberão ao MEC as despesas referentes a passagens aéreas, hospedagem e alimentação dos estudantes.

De acordo com as orientações do MEC às secretarias de Educação, as escolas devem promover encontros de no mínimo quatro horas com os estudantes para apresentação de candidaturas e debates. Para a garantia da diversidade e da igualdade, deve ser indicado um representante do sexo masculino, uma do feminino e um de estudantes negros, indígenas, moradores de comunidades populares, das áreas rurais ou com deficiência.

Parlamento Juvenil do Mercosul

 O “Parlamento Juvenil do Mercosul” nasceu como um projeto cujo principal objetivo é abrir espaços de participação para que os e as jovens troquem ideias, dialoguem e discutam entre eles/as sobre temas que tenham uma profunda vinculação com suas vidas presentes e futuras.

Após as participações feitas nas distintas equipes de trabalho, inicia-se uma nova etapa para o Parlamento, destinada a recuperar as contribuições e propostas feitas até esse ponto. Então se abre um novo grupo de troca chamado “A escola que queremos”. 

Fonte: Ministério da Educação - Parlamento Juvenil do Mercosul 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×