Estudantes ganham mais uma ferramenta para aprender geociências
Será lançado na próxima quinta-feira (23), às 10h30, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o livro “Litosfera-Minerais, Rochas, Relevo’, dos professores Cláudio de Castro, do Departamento de Engenharia de Minas, e Lucivânio Jatobá, do Curso de Ciências Ambientais, ambos da UFPE.
A obra é um texto didático sobre mineralogia e petrografia, que utiliza exemplos regionais. No livro é apresentada uma nova classificação do relevo que está contido no semi-árido nordestino. “É uma classificação diferente das já conhecidas, pois adota critério de unidades de paisagem, que leva em consideração não apenas o relevo, mas outros fatores como solos, clima, vegetação e o uso dos solos”, explica o professor Lucivânio.
Escrito numa linguagem didática e acessível, o livro aborda importantes temas sobre mineralogia, petrografia e geomorfologia que normalmente fazem parte das dimensões conceituais de Geografia e de Ciências, apresentadas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
O livro é uma contribuição ao processo ensino-aprendizagem de geociências. “Professores e estudantes de Geografia, Biologia e Geologia encontrarão subsídios à compreensão de diversos fenômenos que se verificam na epigeoesfera e recursos para serem empregados em aula, como material instrucional”, avisa Lucivânio.
A ser publicado pela Editora Universitária, a obra foi dividida em dez capítulos que tratam de temas como Minerais, Rochas, Marcas dos Processos Morfogenéticos nas Paisagens Geomorfológicas, Os Estágios da Evolução do Relevo Continental e Compartimentos Regionais de Relevo do Semi-árido Nordestino.
Mais informações pelo telefone: (81) 2126- 7030