Estudo de caso SOBRE EDUCAÇÃO Matemática Financeira com Objeto de Aprendizagem em gestão financeira
Leandro Palha de Oliveira[1]
Juliano Schimiguel[2]
Helio Rosetti Júnior[3]
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma atividade realizada com duas turmas do curso superior de tecnologia em Gestão Financeira, na disciplina matemática, totalizando uma amostra de pesquisa de aproximadamente sessenta pessoas, realizada no mês de dezembro de 2011. Esta se tornou importante, em função da metodologia adotada, baseada no uso de um Objeto de Aprendizagem (OA), que cria um ambiente interativo entre equipes, usando perguntas de múltipla escolha, orientações para atividades, e uma contagem de pontos. O OA em si foi representado por um programa de computador feito especialmente para esta atividade. A tônica do trabalho está fortemente baseada no ensino de matemática no âmbito do curso de gestão financeira, de maneira mais agradável e atraente, usando a natureza instigante do jogo como recurso complementar de trabalho. Ao final, pode-se constatar a eficácia da experiência com o questionário aplicado aos participantes, onde fica clara a satisfação da aprendizagem usando estes recursos.